Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2835 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ENFERMEIRO E SUA PARTICIPAÇÃO NA CIPA

1

ENFERMEIRO E SUA PARTICIPAÇÃO NA CIPA 2011

ENFERMEIRO E SUA PARTICIPAÇÃO NA CIPA

1- CONSIDERAÇÕES: DEFINIÇÃO DA CIPA: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como finalidade a prevenção de acidentes e patologias decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoçãoda saúde do trabalhador.
2

COMPOSIÇÃO DA CIPA: Será composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com as proporções mínimas estabelecidas no Quadro da NR de nº. 05. REUNIÕES DA CIPA: As reuniões ordinárias da CIPA serão realizadas durante o expediente normal da empresa e em local apropriado. · Entende-se como expediente normal da empresa aquele em que trabalham o maiornúmero de empregados do estabelecimento. Caso a reunião ocorra fora do horário de trabalho do empregado membro da CIPA, o tempo da reunião deve ser considerado como de trabalho efetivo. Os comprovantes de entrega de cópia das atas a todos os membros da CIPA deverão ficar à disposição dos Fiscais do Trabalho. Local apropriado é aquele que forneça condições para a efetivação de uma reunião. Deve havercadeiras, mesa, ser limpo e permitir a concentração necessária. Profissionais especializados que compõe o SESMT: Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho e Auxiliar ou Técnico de Enfermagem do Trabalho. Ao SESMT, cabe a função de centralizar o planejamento da segurança, em consonância com a Produção, e descentralizar suaexecução. PMTP e PMTA: São, respectivamente, Pressão Máxima de Trabalho Permitida e Pressão Máxima de Trabalho Admissível. Mapa de Riscos: é uma representação gráfica que tem como desígnio indicar todos os riscos existentes no ambiente de trabalho, a fim de orientar, prevenir e evitar imagináveis acidentes de trabalho. Deve ser posto num quadro em lugar visível e de fácil acessibilidade para ostrabalhadores. Deve ter como base a planta baixa ou esboço do local de trabalho e os riscos serão determinados pelos diâmetros dos círculos, de acordo com a tabela abaixo:

ENFERMEIRO E SUA PARTICIPAÇÃO NA CIPA

CIPA

Tabela de Gravidade:

3

SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho; PPRPA- (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais): Visa à preservação da saúde e
daintegridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. A elaboração, a implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA, compete ao SESMT da empresa ou por pessoa ou equipe de pessoasque, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto na NR - 09.

Etapas Obrigatórias do PPRA: a) antecipação e reconhecimento dos riscos b) estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle; c) avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores; d) implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia; e) monitoramento da exposição aos riscos; f)registro e divulgação dos dados. ASO- (Atestado de Saúde Ocupacional)- Será emitido para cada exame médico realizado. .

ENFERMEIRO E SUA PARTICIPAÇÃO NA CIPA

2-ATRIBUIÇÕES DA CIPA 1. Identificar os riscos do processo de trabalho, e preparar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver 2. Elaborar plano de trabalho que permita a açãopreventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho; 3. Tomar parte da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho; 4. Fazer, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e...
tracking img