A viagem do mayflower

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MAYFLOWER

Uma das embarcações mais conhecidas mundialmente é o Mayflower! A sua importância não se deve ao seu tamanho ou qualquer outro atributo, muito pelo contrário, era um barco simples comomuitos de sua época! A sua importância vem do fato de ter transportado um grupo de pioneiros para a América do Norte, lançando nesta nova terra as sementes que séculos depois viria a ser a maiorpotência da terra. A sua história começa em 1606 na pequena cidade de Scrooby!
Nesta época a Inglaterra passava por profundas transformações em decorrência da ruptura de sua igreja com Roma, centro docatolicismo. O Rei Henrique VIII provocou esta separação visando atender a seus próprios interesses! O fato concreto é que Roma não aceitava o divórcio, e como sabemos, o rei Henrique casou-se diversasvezes! A crise instaurou-se quando o monarca anunciou um novo casamento entrando em confronto direto com o Papa. Com o cisma adotou-se uma igreja própria na Inglaterra de caráter bastante rígidobanindo o catolicismo daquele reino. Nesse período histórico a Igreja e o Estado se confundiam, em certas ocasiões eram a mesma coisa, como foi o caso de Richilieux na França! Do seio desta crisesurgiram diversos grupo religiosos mais notadamente os Quarkers, Diggers dentre outros. Estes eram aceitos pelo rei por seguirem os princípios básicos da Igreja oficial (do rei).
Dentre as muitas novasdenominações uma se destacou por sua rigidez, os Puritanos! Queria ir mais além e fundar a sua própria igreja com suas próprias leis haja vista entrarem em confronto direto com a Igreja oficial. Istono século XVII era inaceitável por se entender ser uma afronta ao poder constituído! Estava formada mais uma crise! O rei ficava de mãos atadas! Nada poderia fazer! Estes religiosos não conjuravamcontra o poder do real! Apenas discordava da sua igreja não da sua política! Haveria grande risco de transformá-los em mártires caso mandasse simplesmente prendê-los! Politicamente era um barril...
tracking img