Trabalho decente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1204 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Todas as pessoas precisam trabalhar e nada mais justo que ser bem gratificado e bem tratado pelo que está fazendo.
Neste trabalho (Trabalho Decente) será apresentado o que é trabalho decente e as prioridades e avanços da Agenda Nacional do Trabalho Decente, a ANTD.
Será apresentado também um exemplo de trabalho decente da região de acordo com a resolução da OrganizaçãoInternacional do Trabalho, OIT.
Apresentará também as empresas e os administradores diante do Trabalho Decente, e a análise de coesão e coerência do texto.
O objetivo desse trabalho é mostrar a importância do trabalho decente para a sociedade de modo geral.


2 DESENVOLVIMENTO
2.1 DEFINIÇÃO DE TRABALHO DECENTE
Trabalho decente é um trabalho em que se é bem remunerado, além disso, há condições desegurança e igualdade, onde garante vida digna de maneira adequada. Com o trabalho decente, pode-se superar as diferenças sociais, a pobreza entre outros problemas.
Segundo a OIT (Organização Internacional do trabalho), a noção de trabalho decente se apoia em quatro pilares estratégicos:
a) Respeito as normas internacionais do trabalho, em especial aos princípios e direitos fundamentais dotrabalho , em especial aos princípios e direitos fundamentais do trabalho (liberdade sindical e reconhecimento efetivo do direito de negociação coletiva; eliminação de todas as formas de trabalho forçado; abolição efetiva do trabalho infantil; eliminação de todas as formas de discriminação em matéria de emprego e ocupação.
b) Promoção do emprego de qualidade.
c) Extenção da proteção social.
d)Dialogo social.


2.2 PRIORIDADES DA AGENDA NACIONAL DE TRABALHO DECENTE
• Prioridade 1: Gerar mais e melhores empregos com igualdade de oportunidades e tratamento.
• Prioridade 2: Erradicar o trabalho escravo e eliminar o trabalho infantil, em especial em suas piores formas.
• Prioridade 3: Fortalescer atores tripartites e o diálogo social com um instrumento de governabilidade democrática.

2.3QUAIS FORAM OS AVANÇOS DESDE 2003 NESTAS PRIORIDADES
No final de 2007, a ANTD ganhou novo impulso com a constituição de um grupo técnico Tripartite (GTT) de monitoramento e cpnsulta. Nesse período, também houve avanço na discussão sobre os indicadores para monitorar os avanços nas diversas dimensões do trabalho decente e na experiência pioneira de elaboração de agendas estaduais (Bahia, MatoGrosso) e intermunicipais (região do ABC Paulista) de trabalho decente.
O passo seguinte foi elaboração do Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente (PNETD), a partir de uma proposta construída por um grupo interministerial mais amplo que o anterior, também coordenado pelo MTE e com a assistência técnica da OIT. No dia 4 de junho de 2009 foi formalizado, por Decreto Presidencial, o ComitêExecutivo Interministerial encarregado da elaboração do PNETD, concebido como um instrumento de implementação da ANTD.
O PNETD, durante 2009 foi discutido pelo GTT e também pelo Governo Federal, em dialogo social. O resultado foi a construção de um consenso tripartite em torno da PNETD, referendado por documento firmado pelo governador, empregadores e trabalhadores durante a 98ª reunião da ConferenciaInternacional do trabalho em julho de 2009. Na mesma ocasião, o Presidente Lula e o diretor geral da OIT, assinaram uma declaração conjunta, reafirmando o compromisso entre a OIT e o governo. Foi instituído o sub comitê da juventude, pelo mesmo comitê que criou o comitê Interministerial, tendo como objetivo a elaboração da Agenda Nacional de Trabalho Decente para a Juventude (ANTDJ). O objetivofoi cumprido durante 2010, através do processo de dialogo tripartite.
2.4 TRABALHO DECENTE EM SUA REGIÃO, SEGUNDO A RESOLUÇÃO OIT
Na cidade de Conceição do Mato Dentro em Minas Gerais, há uma mineradora que segue corretamente as normas do Trabalho Decente.
Os funcionários trabalham com segurança, com direito a salário decente, folgas, férias e recebem horas extras pagas corretamente.

2.5...
tracking img