Relatorio quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (923 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO VILA VELHA - UVV
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – EP2NA






ARIDALTON JÚNIOR
ANDRESSA LOYOLA
RAFAEL SIQUEIRA
JOSE JUNIOR SILVA









Prática n° 5 (12/03/2010):RECRISTALIZAÇÃO
























VILA VELHA
MARÇO - 2010

ARIDALTON JÚNIOR
ANDRESSA LOYOLA
RAFAEL SIQUEIRA
JOSE JUNIOR SILVARECRISTALIZAÇÃO








Relatório do Curso de Graduação em Engenharia de Produção apresentado ao Centro Universitário Vila Velha - UVV, como parte dasexigências da Disciplina Química Experimental sob orientação do Professor Claudinei Andrade.













VILA VELHA
MARÇO – 2010
I. Introdução
A cristalização é umprocesso natural ou artificial da formação de cristais sólidos de uma solução uniforme, ou seja, homogênea. Ela consiste no processo de equilíbrio e produz material muito puro. Um pequeno núcleo do cristal éformado inicialmente e então cresce camada por camada de uma maneira reversível. O núcleo seleciona as moléculas corretas da solução para a formação do cristal. Uma segunda cristalização é chamadarecristalização, que resulta em cristais mais puros, mas o rendimento é menor.
A recristalização é um dos processos mais utilizados para purificação de substâncias sólidas e se baseia nadiferença de sua solubilidade em um dado solvente ou mistura de solventes. O processo de recristalização inclui, normalmente, a execução das seguintes etapas: dissolução da substância impura, filtração dasolução quente, recristalização por resfriamento gradual do filtrado, separação dos cristais formados por filtração a vácuo e secagem ao ar.
Na baixa temperatura, o material dissolvido tem menorsolubilidade, ocorrendo o crescimento de cristais. Se o processo for lento ocorre a formação de cristais então chamamos de cristalização, se for rápida chamamos de precipitação. O crescimento lento...
tracking img