Adjetivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Adjetivos


Os adjetivos admitem flexão em grau, gênero e número, de onde se obtém até 16 flexões para um único Lexema adjetivo, como se vê na tabela a seguir:Flexão Radical Grau Gênero Número Lindo Lind - o - Linda Lind - a - Lindos Lind - o s Lindas Lind - a s Lindinho Lind inh o - Lindinha Lind inh a - Lindinhos Lind inho s Lindinhas Lind inh a s Lindão Lind ão Lindões Lind ões Lindona Lind ona - Lindonas Lind ona s Lindíssimo Lind íssim o - Lindíssimos Lind íssim o s Lindíssima Lindíssim a - Lindíssimas Lind íssim a s Flexão em número Os adjetivos seguem três regras para número: Todos os adjetivos são flexionados em número.

Concordam com onúmero do Substantivo que determinam. Seguem os mesmos padrões de formação de número dos substantivos. Flexão em gênero Diferentemente dos substantivos, os adjetivosnão têm gênero implícito, nem determinado pelo contexto. Parte dos adjetivos variam em gênero, para que concordem sintaticamente com os substantivos que determinam naFrase. Assim temos: O garoto bonito. A garota bonita. Ele é um jovem senhor. Ela é uma jovem Senhora. Nas duas primeiras frases percebemos que o adjetivo varia emgênero, e nas duas últimas, não ocorre flexão em gênero.

Flexão em grau Os adjetivos admitem quatro flexões de grau: diminutiva, normal, aumentativa e superlativa,como, por exemplo, na série: Lindinha/linda/lindona/lindíssima. O grau do adjetivo atua na intensidade do atributo que modifica o Substantivo. O adjetivo no diminutivoindica que a qualidade portada tem uma intensidade fraca, por exemplo. O grau superlativo é típico dos adjetivos e indica intensidade exagerada da qualidade.
tracking img