Teoria geral dos sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (908 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ludwig von Bertalanffy
Karl Ludwig von Bertalanffy (19 de Setembro de 1901, Viena, Áustria - 12 de Junho de 1972, Nova Iorque) foi o fundador da Teoria geral dos sistemas. Desenvolveu os seusestudos em biologia e interessou-se desde cedo pelos organismos e pelos problemas do crescimento.
Cidadão austríaco, desenvolveu a maior parte do seu trabalho nos Estados Unidos da América.
Os seustrabalhos iniciais datam dos anos 20 e são sobre a abordagem orgânica. Com efeito, Bertalanffy não concordava com a visão cartesiana do universo. Colocou então uma abordagem orgânica da biologia e tentoufazer aceitar a idéia de que o organismo é um todo maior que a soma das suas partes.
Criticou a visão de que o mundo é dividido em diferentes áreas, como física, química, biologia, psicologia, etc. Aocontrário, sugeria que se deve estudar sistemas globalmente, de forma a envolver todas as suas interdependências, pois cada um dos elementos, ao serem reunidos para constituir uma unidade funcionalmaior, desenvolvem qualidades que não se encontram em seus componentes isolados.
Teoria de sistemas
A teoria de sistemas estuda a organização abstrata de fenômenos, independente de sua formação econfiguração presente. Investiga todos os princípios comuns a todas as entidades complexas, e modelos que podem ser utilizados para a sua descrição.

Histórico

A teoria de sistemas foi proposta emmeados de 1920 pelo biólogo Ludwig von Bertalanffy. Em 1956 Ross Ashby introduziu o conceito na ciência cibernética. A pesquisa von Bertalanffy foi baseada numa visão diferente do reducionismocientífico até então aplicada pela ciência convencional. Dizem alguns que foi uma reação contra o reducionismo e uma tentativa para criar a unificação científica.

Sistemas abertos

Basicamente a teoria desistemas afirma que estes são abertos e sofrem interações com o ambiente onde estão inseridos. Desta forma, a interação gera realimentações que podem ser positivas ou negativas, criando assim uma...
tracking img