Teoria geral dos sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teórico responsável
Karl Ludwig von Bertalanffy (Viena, 19 de setembro de 1901 — Buffalo, Nova Iorque, 12 de Junho de 1972) foi o criador da Teoria Geral dos Sistemas. Cidadão austríaco, desenvolveua maior parte do seu trabalho científico nos Estados Unidos da América.
Bertalanffy fez os seus estudos em biologia e interessou-se desde cedo pelos organismos e pelos problemas do crescimento.
Osseus trabalhos iniciais datam dos anos 20 e são sobre a abordagem orgânica. Com efeito, Bertalanffy não concordava com a visão cartesiana do universo. Colocou então uma abordagem orgânica da biologiae tentou fazer aceitar a idéia de que o organismo é um todo maior que a soma das suas partes.
Criticou a visão de que o mundo é dividido em diferentes áreas, como física, química, biologia,psicologia, etc. Ao contrário, sugeria que se deve estudar sistemas globalmente, de forma a envolver todas as suas interdependências, pois cada um dos elementos, ao serem reunidos para constituir uma unidadefuncional maior, desenvolvem qualidades que não se encontram em seus componentes isolados.

Ênfase da abordagem
No final dos anos 30, Ludwig Von Bertalanffy havia observado que a ciência seacostumara a tratar de forma compartimentada muitos problemas que exigiam uma abordagem mais ampla. A teoria geral dos sistemas, que Bertalanffy propôs, é a ferramenta que permite essa abordagem.
A teoriageral dos sistemas, que explora “todos” e “totalidades”, tem duas idéias básicas:
a) A realidade é feita de sistemas, que são feitos de elementos interdependentes. A realidade não é feita deelementos isolados, sem qualquer relação entre si.
b) Para compreender a realidade, é preciso analisar não apenas elementos isolados, mas suas inter-relações, por meio de enfoques interdisciplinares.Segundo Bertalanffy, a tecnologia e a sociedade tornaram-se tão complexas que as soluções tradicionais não são mais suficientes. É necessário utilizar abordagens de natureza holística ou sistêmica,...
tracking img