Teoria geral de sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3765 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Teoria Geral de Sistemas (TGS) e nós.
O enfoque do presente trabalho parte do ponto de vista de que o universo é formado por sistemas, estes, por sua vez, compostos por subsistemas, em algum grau e em certa medida, interagentes. Esta visão sistêmica da realidade se embasa na Teoria Geral de Sistemas (TGS). Nesse sentido, toda organização é um sistema, e cada departamento interno, umsubsistema.
Ao longo do século passado, a ciência propôs uma nova maneira de se pesquisar, estudar e compreender o mundo, suas especificidades e relações. Da época da especialização, da análise e fragmentação do saber chegou-se à era da síntese, da visão global, da busca de interfaces e complementaridade das várias áreas do conhecimento, movimento otimizado durante a II Guerra Mundial, quandopensadores e técnicos de várias áreas passaram a trabalhar em equipe para solucionar os complexos problemas surgidos no período. É neste cenário que surge a Teoria Geral dos Sistemas (TGS), como um instrumento apropriado para lidar com a “complexidade organizada” e as idéias comuns subjacentes às várias disciplinas ou ciências.
O primeira menção à TGS deu-se em 1945 com Ludwig von Bertalanffy(1901-1972), biólogo austríaco, radicado no Canadá, que afirma:
O que pode ser obscurecido nesses desenvolvimentos – por mais importantes que sejam – é o fato de que a teoria dos sistemas consiste numa ampla concepção que transcende muito os problemas e exigências tecnológicas, é uma reorientação que se tornou necessária na ciência em geral e na gama de disciplinas que vão da física e da biologia àsciências sociais, e do comportamento à filosofia. É uma concepção operatória, com graus variáveis de sucesso e exatidão, em diversos terrenos, e anuncia uma nova compreensão do mundo, de considerável impacto (Bertalanffy, 1975, prefácio).
No mesmo prefácio, ele arremata:
Uma introdução a um campo de conhecimento que está rapidamente se desenvolvendo consiste em grande parte na história de seusconceitos. Não é, portanto, inadequado que o presente trabalho seja constituído de estudos escritos ao longo de um período de cerca de 30 anos (Bertalanffy, 1975).
Por sua vez, Ackoff (1972, p. 84) complementa: “Estamos participando do que é provavelmente o mais amplo esforço para chegar a uma síntese do conhecimento científico como jamais foi feita”.
Na base de uma visão sistêmica há algunsconceitos e características a serem observados, notadamente a complexidade, a hierarquia dos sistemas e as configurações principais. A complexidade de um sistema é determinada pelo grande número de interações, articulações e interdependência entre seus elementos em um dado fenômeno ou situação, e a hierarquia é aferida a partir da complexidade que estes sistemas apresentam.
Boulding (1956, p.197-208) estabeleceu uma hierarquia para os sistemas, partindo das estruturas mais simples às mais complexas:
1 - sistema estático, como, por exemplo, átomos, cristais etc.;
2 - sistema dinâmico simples, contendo mecanismos predeterminados, tais como relógios, alavancas, sistemas solares, motores a vapor, dínamos etc.;
3 - sistema cibernético simples, dotado de mecanismo de controle, utilizando acomunicação, retroação, volta ao estado de equilíbrio, como, por exemplo, um termostato, servomecanismos e outros;
4 - sistema aberto, que troca matéria com o meio, como, por exemplo, a célula, os rios, as chamas etc.;
5 - sistema da vida vegetal (organismos inferiores), nos quais as células formam sociedades de raízes, folhas, sementes, sucessão do germe, função reprodutiva;
6 - sistema davida animal, com crescente importância da circulação de informação, da evolução de receptores, do desenvolvimento dos órgãos sensoriais, recebendo informações (olhos, ouvidos etc.) do sistema nervoso, da aprendizagem, mobilidade, comportamento e começo da consciência;
7 - sistema da vida do ser humano, com capacidade de auto-reflexão, memória, fala, desenvolvimento de habilidades, simbolismos,...
tracking img