Teoria geral dos sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAS

Aluno: Diego Roberto Lima Silva
Disciplina: Sistemas de Informações Gerenciais e Contábeis
Professor: Aldemar de Araújo Santos.



TEORIA GERAL DOS SISTEMAS (TGS): Ludwig Von Bertalanffy

1. INTRODUÇÃO

Com o avanço tecnológico, os sistemas encontram-sepresentes em diversos campos da ciência. Essas transformações ocorrem na maneira de pensar do indivíduo, que passa a encarar tudo como se fossem grandes sistemas, assim reorientando o pensamento científico.
A Teoria Geral dos Sistemas foi elaborada, em 1937, por Ludwig Von Bertalanffy, para preencher uma lacuna na pesquisa e na teoria da Biologia. Os seus primeiros enunciados são de 1925 e ela éamplamente reconhecida na administração da década de 60. Ela tem como principal objetivo fazer uma análise da natureza dos sistemas e da inter-relação entre eles em diferentes espaços, assim como a inter-relação de suas partes, além de analisar suas leis fundamentais.
Na TGS, dá-se ênfase à inter-relação e interdependência entre os componentes que formam um sistema, que por sua vez é visto como umatotalidade integrada, sendo impossível estudar seus elementos isoladamente. E é disso que trata os conceitos de transação, referindo-se à integração simultânea e independente entre esses componentes; e globalidade, que diz que um sistema constitui um todo técnico, assim, qualquer mudança em uma das partes afetará todo o conjunto.
Buscava-se uma teoria que fosse comum a todos os ramos da ciência e sepesquisavam os denominadores comuns para o estudo e abordagem dos sistemas vivos. Esta foi uma percepção de diversos cientistas, que entenderam que certos princípios e conclusões eram válidos e aplicáveis a diferentes setores do conhecimento humano.

2. TEORIA GERAL DOS SISTEMAS

Um sistema é um conjunto de partes formando um todo complexo, unitário. É formado de componentes, ele não viveisolado, é sempre parte de um todo organizado, que possui um objetivo constante, uma finalidade. Qualquer conjunto de partes unidas entre si pode ser considerado um sistema, se houver relação entre as partes componentes do mesmo e o comportamento geral seja o foco da atenção.
A abordagem sistêmica enfatiza princípios básicos de organização ao invés de se concentrar nos elementos ou substâncias básicas.Por isso, é difícil dizer onde se inicia e onde finda determinado sistema. As fronteiras entre o sistema e seu ambiente admitem certa arbitrariedade.
Da definição de Bertalanffy, segundo a qual o sistema é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas, decorrem dois conceitos: o de Propósito (objeto) e o de Globalidade (totalidade), que demonstram duas características básicas em um sistema.Ele emitiu alguns dos princípios fundamentais da teoria que ditam que há uma tendência geral no sentido da integração das várias ciências naturais e sociais; que essa tal integração pode ser centrada em uma teoria geral dos sistemas; que ela pode ser um meio importante para conseguir uma teoria exata nos campos não físicos da ciência; que desenvolvendo os princípios unificadores, ela nos leva maispróximos da meta de unicidade da ciência; e que por fim, ela pode levar à integração da educação científica. E dois conceitos básicos que facilitam o entendimento de sistema e de sua integração com o ambiente, são elas: equidade, onde se dita que a meta pode ser alcançada mesmo partindo-se de pontos diferentes e utilizando-se de maneiras também diferentes; e, entropia negativa, que expõe oempenho dos sistemas para se organizarem visando a sobrevivência, devido a maior organização.
No que se refere à classificação dos Sistemas, eles podem ser divididos em: Determinístico Simples, que possui poucos componentes e inter-relações e que revelam comportamento dinâmico completamente previsível; Determinístico Complexo, que é o caso do computador eletrônico, onde seu funcionamento é precário se...
tracking img