Teoria administrativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DO RECURSOS HUMANOS Á GESTÃO DE PESSOAS

[pic]
Subtítulo
[pic]
Izabel Cristina de Moura Sampaio
Vânia Luzia de Freitas Bento

RESUMO:
O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a evolução do Departamento de Recursos Humanos à Gestão de Pessoas nas organizações. A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica qualitativa e para tanto, faz-se um breve relato histórico desde aRevolução Industrial até os dias atuais, analisando as mudanças de paradigmas ocorridas com a globalização e novas exigências de mercado. Busca-se entender a importância das transformações dentro da área de Rh, pois se a gestão de pessoas e/ou de recursos forem ineficientes e ineficazes os objetivos organizacionais jamais serão alcançados. A pesquisa também busca esclarecer a definição de eficiênciae eficácia para maior compreensão do tema.


Palavras-chave: Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Evolução.
[pic]
Conteúdo
• MILDENBERGER, Daiana. A evolução da área de Recursos Humanos frente ao ambiente de mudanças organizacionais. Disponível em:...
• TACHIZAWA, T. FERREIRA,V. C. P.; FORTUNA, A. A. M. Gestão com Pessoas: uma abordagem as estratégias de negócios. 4 ed. Rio deJaneiro. FGV, 2004.
menosmais
Link permanente para este knol:
[pic]
[pic]Link
[pic]
[pic]Citação[pic]E-mail[pic]Imprimir[pic]Favorito[pic]Colecionar esta página
[pic]
INTRODUÇÃO
 
Esta pesquisa faz uma reflexão sobre as mudanças e transformações do departamento de RH até os dias atuais. O questionamento surgiu por que atualmente o foco é a gestão de pessoas, assunto que está emevidência nas organizações, pois os conflitos surgem quando há interação entre pessoas. E as empresas são organismos complexos, sejam de pequeno ou grande porte, e possuem dois elementos fundamentais que são: as pessoas e os elementos de trabalho.
Sabendo-se que não há organização se não houve interação entre as pessoas que nela atuam, sente-se a necessidade de criar o departamento de RH.
Oobjetivo desta pesquisa é analisar a evolução do RH que até pouco tempo atrás atuava de forma mecanicista, sistemática e metódica, onde o empregado, controlado pelo chefe, deveria apenas obedecer e executar suas tarefas sem questionamentos até a atual Gestão de pessoas. Com a globalização e as novas tecnologias o cenário é diferente, os empregados agora são chamados de colaboradores e deixam deserem agentes passivos para serem agentes ativos.
Os meios tecnológicos proporcionaram um nivelamento de produtos e serviços e na busca de um diferencial competitivo o homem, o sujeito em questão, passa a ser percebido pela organização como ser único, logo se torna foco de atenção.
Sabe-se que o ser humano é limitado e para progredir precisa interagir com seu semelhante para alcançarseus objetivos, pois individualmente não conseguiria. A cooperação é essencial dentro da organização para evitar conflitos negativos, gerar conflitos positivos e garantir inovações.
As organizações estão considerando o homem como um capital intelectual e o RH passar a ter como principal função humanizar as organizações promovendo desafios, disseminando a ideia de trabalho em equipe,proporcionando satisfação, motivação e prazer.
O RH que ditava regras e tomava decisões sobre recrutamento, seleção, admissão, treinamento, remuneração agora tem nova visão mais focada na missão, nos valores, no futuro, logo está mais estratégico.
 A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica qualitativa e para tanto, faz-se um breve relato histórico desde a Revolução Industrial até osdias atuais, analisando as mudanças de paradigmas ocorridas com a globalização e novas exigências de mercado. Busca-se entender a importância das transformações dentro da área de Rh, pois se a gestão de pessoas e/ou de recursos forem ineficientes e ineficazes os objetivos organizacionais jamais serão alcançados. A pesquisa também busca esclarecer a definição de eficiência e eficácia para maior...
tracking img