Teorias administrativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A teoria da Administração iniciou-se com a ênfase das tarefas (atividades executadas pelos operários das fábricas, com a Administração Cientifica de Taylor. A sua preocupação básica passou para “ênfase na estrutura”, com a teoria clássica de Fayol e com a Teoria da Burocracia de Weber, segue indo-se mais tarde a teoria estruturalista.
As teorias administrativas surgirão com as relações detrabalho de modo a analisar o comportamento do homem, algumas teorias se destacaram como: teoria cientifica, surgiu durante a evolução industrial, teve como base a divisão do trabalho, a padronização das tarefas e premiações, observou-se também a influência do ambiente no aumento da produção, com a melhoria da ventilação e iluminação. Diante a essa teoria, houve criticas negativas referentes o fato denão levar em consideração as relações humanas.
A teoria Clássica foi iniciada por Henry Fayol que se preocupava com a organização que se estabelece diante de uma adequada estrutura e o funcionamento compatível com a estrutura e o funcionamento compatível com a essa estrutura, acreditava-se que as empresas tinham seis funções em comum, técnica, comercial, financeira, segurança, contábil eadministrativa.
Um ponto negativo consiste na imposição de regras para o comportamento do administrador, alem da falta de preocupações com as relações pessoais.
Teoria das relações humanas, se preocupava com as relações interpessoais, priorizando o bem estar á interação, o sentimento do individuo e sua inclusão no grupo de trabalho. Deixando de lado o rigor das regras e teorias anteriores. Um pontonegativo consiste na imposição de regras para o comportamento do administrador, além de falta de preocupações com as relações pessoais.
As teorias burocráticas, criadas por Max Weber, por volta de 1940, tinham como base o fortalecimento da estrutura organizacional, de forma a ordenar e controlar rigorosamente suas atividades, visando á eficiência administrativa como objetivo básico, com enfoque naracionalização e na adequação dos instrumentos usados nas organizações segundo os resultados almejados.
Teoria comportamentalista, passa da ênfase ao comportamento dos indivíduos e relações interpessoais, priorizando a motivação humana.
As teorias da administração sofreram grandes influências das épocas que foram desenvolvidas, sendo elas econômicas ou sociais.
Na evolução da historia daadministração duas instituições se destacaram a igreja católica, considerada a organização formal mais evidente da civilização ocidental, e as organizações militares evoluíram das ordens dos cavaleiros medievais e dos exércitos mercenários.
Á influências dos filósofos buscam constantemente soluções para os problemas que ocorre em seu meio podendo ser externo ou até mesmo interno, eles buscaram em sua épocao que as organizações buscam constantemente: planejamento, organização das tarefas, direção e controle, porém vemos em um período tão desglobalizada, os demais resultados positivos do que muitas empresas que existem hoje em dia alguns filósofos da época.
Francis Bacon filósofo e estadista inglês, considerado um dos pioneiros do pensamento científico e moderno, fundador da logística modernabaseado no método experimental e indutivo, Bacon se preocupava com a separação experimental do que é essencial em relação do é acidental.
René Descartes filósofo, matemático e físico francês, considerado fundador da filosofia moderna ficou conhecido por sua obra “o discurso do método” em que descreveu os principais preceitos do seu método filosófico, hoje denominado “método cartesiano” cujosprincipais são: principio da duvida sistemática ou da evidência, principio da analise ou da decomposição, principio da síntese ou da composição, principio da enumeração ou da verificação.
Thomas Hobes filosofo e teórico político inglês, segundo o qual o homem primitivo era um ser anti social por definição, atirando se uns contra os outros pelo desejo de poder, riquezas e propriedades. (Homes é o lobo...
tracking img