Solubilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2891 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro de Ciências Tecnológicas – CCT – Universidade do Estado de Santa Catarina
UDESC – Campus Universitário Prof. Avelino Marcante s/n – CEP 89223-100
Bairro Bom Retiro – Joinville, SC.
Curso: Licenciatura em Física
Departamento de Química
Química Experimental – Prof.ª Marcia Margarete Meier

EXPERIMENTO n° 2 - SOLUBILIDADE

REALIZADO EM
10 DE AGOSTO DE 2012
OBJETIVO

Identificaralgumas variáveis que afetam a solubilidade e utilizar técnicas simples de separação de misturas.

RESUMO

O procedimento experimental foi dividido em quatro experimentos: miscibilidade de líquidos, extração, precipitação e filtração. Nos quais, foi possível identificar líquidos miscíveis, parcialmente miscíveis e imiscíveis; separar substâncias por extração; formar um sólido por precipitação eo filtrar da solução líquida.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................05
2. MATERIAIS E MÉTODOS..................................................................................07
3.1. MATERIAIS UTILIZADOS.............................................................................073.2. REAGENTES UTILIZADOS...........................................................................07
3.3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL............................................................07
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO...........................................................................10
4.CONCLUSÃO........................................................................................................15
5. REFERÊNCIAS......................................................................................................16

1. INTRODUÇÃO

Para entender melhor como as substâncias reagem entre si é necessário saber de que forma elas interferem uma na outra para que uma reação ocorra ou não. Quando duas moléculas se aproximam há uma interação de seus camposmagnéticos, o que faz surgir uma força entre elas. É o que chamamos de força intermolecular. Essas forças variam de intensidade, dependendo do tipo da molécula (polar ou apolar) e, no caso das polares, de quão polares elas são. As forças intermoleculares são responsáveis por manter as moléculas unidas e se classificam em: íon-dipolo, dipolo-dipolo, forças de London e ligações de hidrogênio.
A forçaíon-dipolo existe entre um íon e uma carga parcial em certo lado de uma molécula polar (dipolo). Já a dipolo-dipolo, como o nome já indica, existe entre dois dipolos, moléculas neutras que se atraem quando o lado positivo se aproxima do lado negativo de outra molécula.
Não há forças dipolo-dipolo entre moléculas apolares, entretanto, o movimento de elétrons em um átomo ou molécula pode criar ummomento de dipolo instantâneo. Este tipo de indução é chamado de forças de London e é significativo apenas quando as moléculas estão próximas, como mostrado pela Figura 1:
Figura 1
A intensidade dessas forças aumenta com o aumento da massa molecular e dependem das formas moleculares.
A ligação de hidrogênio é um tipo especial de atração intermolecular entre o átomo de hidrogênio em uma ligação polar(particularmente ligação H-F, H-O ou H-N) e um par de elétrons não compartilhado em um íon ou átomo pequeno e eletronegativo que esteja próximo (geralmente um átomo de F, O ou N em outra molécula).
O fluxograma abaixo mostra de forma simples como identificar a força intermolecular que está agindo sobre uma substância:

Para saber se uma substância é solúvel em outra, elas precisam interagiratravés das forças intermoleculares. A solubilidade de uma substância depende da natureza do soluto e do solvente (polaridade), assim como da temperatura e da pressão do sistema.
Conhecer as propriedades de solubilidade é de extrema importância em processos realizados em laboratórios químicos. Testes de solubilidade se baseiam na miscibilidade dos reagentes ou em possíveis reações entre...
tracking img