Solubilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2962 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
LICENCIATURA EM QUÍMICA


VANDINEI DE PAULA PACHECO





PESQUISA DE SOLUBILIDADE












CURITIBA
2012
VANDINEIDE PAULA PACHECO






PESQUISA DE SOLUBILIDADE




Trabalho apresentado à disciplina de FISICO QUIMICA II do curso de Licenciatura em Química da PontifíciaUniversidade Católica do Paraná.
Professor: RICARDO PADILHA










CURITIBA
2012
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO
2 SOLUBILIDADE DE UM SOLUTO
3 SOLUBILIDADE ENTRE LIQUIDOS
4 SOLUBILIDADE DE COMPOSTOS ORGANICOS
5 EXTRAÇÃO LIQUIDA
6 SOLUÇÕES
7 GAS EM LIQUIDO
8 TEMPERATURA DO LIQUIDO
9 AGITAÇÃO DA SUPERFICIE DO LIQUIDO
10 PROBLEMAS NA TROCA GASOSA
11 LEI DE HENRY
12 REFERENCIABIBLIOGRAFICAS.......................................................................................
















INTRODUÇÃO

Quando preparamos um suco, ao acrescentarmos uma colher de açúcar no copo, percebemos que ele desaparece. Com o sal de cozinha acontece o mesmo. Ao adicionarmos uma colher de sal na água, ele também desaparece. Isso ocorre porque essas substâncias, o sale o açúcar, são solúveis em água. Solubilidade é a propriedade que uma substância tem de se dissolver espontaneamente em outra substância denominada solvente. Este é um componente cujo estado físico se preserva, quando a mistura é preparada ou quando está presente em maior quantidade. Os demais componentes da mistura são denominados solutos. Portanto, no nosso exemplo, a água é o solvente e oaçúcar ou o sal, os solutos. Uma vez misturados, soluto e solvente formam uma mistura homogênea, também chamada de solução.

SOLUBILIDADE DE UM SOLUTO

A solubilidade de um soluto é a massa do soluto que pode ser dissolvida numa certa quantidade de solvente a uma determinada temperatura ou seja é uma substância que tende a se dissolver espontaneamente em outra substância . A interação entre umsoluto e um solvente determina quanto soluto pode se dissolver. Os solutos cujas moléculas são mais fortemente atraídas pelas moléculas de água tendem a se dissolver mais facilmente neste solvente. A quantidade de uma substância que pode se dissolver em outra depende de vários fatores como as condições externas, ex: pressão e temperatura como também pode depender da polaridade.
As soluções podem serclassificadas em: insaturadas, saturadas e super-saturadas.
As soluções insaturadas são aquelas que o soluto não atingiu o máximo coeficiente de solubilidade em um determinado solvente a uma determinada temperatura.
As soluções saturadas são aquelas que o soluto atingiu o máximo coeficiente de solubilidade.
As supersaturadas são soluções em caso especial, em que por meio de algum artifício osoluto mesmo passado do seu coeficiente de solubilidade não se precipita, estas soluções são muito instáveis e qualquer alteração pode fazer o soluto se precipitar.
O Que acontece nesse processo de solubilidade entre soluto e solvente é um processo conhecido como solvatação e que quando um soluto se dissolve no solvente as moléculas do solvente formam estruturas que envolvem as moléculas dossolutos.
Figura 1 – Exemplo de solvatação de íons.
A pressão e temperatura são extremamente fundamentais na determinação da solubilidade pois a solubilidade da maioria dos solutos aumenta com a temperatura embora nem sempre esse aumento seja muito sensível. Mas existem casos em que a solubilidade diminui com o aumento da temperatura, como a dissolução do gás oxigênio em água.


SOLUBILIDADE ENTRELIQUIDOS

Outras substâncias polares, e substâncias apolares solvatam bem as substâncias apolares. Isso porque quando há formação de soluções ocorrem quebra de ligações e novas são criadas. Se as novas forem semelhantes as “antigas” há pouco gasto de energia.
Existe a solubilidade entre líquidos e esta é chamada de miscibilidade. Líquidos que se misturam entre si são chamados de miscíveis....
tracking img