Sociedade desigual na diversidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desde a formação das organizações sociais, a convivência com as diferenças, sejam elas culturais, religiosas ou sexuais, foram na perspectica política das classes dominantes, problemáticas.Atualmente, devido a globalização, a relação entre diferentes culturas, através dos meios de comunicação, como a internet e a televisão, acabaram agravando o contato entre a diversidadecultural, aumentando assim a dificuldade de lidar com o novo e diferente.

As provas disso estão por toda parte, onde os países mais desenvolvidos buscam levar aos países menores, do ponto devista econômico, seu modo de vida. Desde produtos, tais como; roupas, alimentos, entretenimento ou até mesmo em questões subjetivas. como no caso da religião, que é um dos principais elementosna formação ética e moral de uma sociedade.
Através de um forte investimento no campo da educação e da publicidade, o individuo é educado a seguir um padrão de vida, que é de tal formaenraizado em nossa cultura, se tornando uma verdade absoluta, natural do ser humano.
Há, no entanto, grupos de pssoas que, em determinadas questões, não se adaptam ou são prejudicadas, emdetrimento dos conceitos vigentes, as conhecidas "minorias".
Dentro deste enfoque, quando o individuo se depara com uma situação em que não se pode negar as diferenças, tudo aquilo que ele tem comoverdade absoluta é colocado em "xeque", como se perdesse o sentido da vida.

Para se resolver esse problema, é necessário a implantação de políticas afirmativas, para que as "minorias"ganhando uma melhor visibilidade, faça com que essas pessoas sejam vistas como seres humanos, dotados de sonhos, anseios e medos. E que lidar com as diferenças se torne um aprendizado, ondetodos têm a ganhar.
Em termos ideais, necessitamos de um mundo em que sejamos iguais quando nossa diferença nos inferiorize, e diferentes, quando nossa individualidade nos descaracterize.
tracking img