Respostas do livro da circe - propostas curriculares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1582 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Propostas Curriculares para o Ensino de História 2. Bittencourt, C. O que é Disciplina Escolar? ( pág. 31- 44)
2- Propostas Curriculares para o Ensino de História 3. Bittencourt, C. Conteúdos e Métodos de Ensino de História: Breve Abordagem Histórica (pág. 57-96)

1.1 A definição de Chervel sobre o que diz respeito a disciplina “ em qualquer campo em que se encontre, um modo dedisciplinar o espírito, quer dizer, de lhe dar os métodos e as regras para abordar os diferentes domínios do pensamento, do conhecimento e da arte.”
Disciplina escolar seria então algo mais complexo do que podemos imaginar. No livro a autora fala dos conhecimentos escolar aquilo que a escola produz e transmite ao aluno, de modo então que não é só a academia que produz conhecimento. No decorrer da obraa autora cita Chevallard , Goodson e Chervel são autores que Bittencourt utiliza para chegar a uma possível resposta, ambos relacionam disciplina escolar com transposição didática, Chervallard fala que é o saber cientifico que legitima a razão da ciência, ele fala que há uma hierarquia entre academia e escola, de modo que o saber erudito seja o supra-sumo. Ele traz a escola como receptora ereprodutora do conhecimento externo transpor assim o conhecimento erudito dentro da sala de aula. O professor passa a ser então um intermediador, adaptando o conhecimento acadêmico ao meio escolar.
Goodson e Chervel acreditam que a disciplina escolar não é apenas feita da transposição didática, eles afirmam que há diferenças mais complexas entre os conhecimentos cientifico e escolar. Afirma que aescola é capaz de produzir conhecimento. André Chervel, ao defender a disciplina escolar como entidade relativamente autônoma, considera as relações de poder próprias da escola, Chervel entende a escola como uma instituição que, embora sendo menos científica, deve ser sim observada como lugar de produção de um saber próprio. As disciplinas escolares devem ser analisadas como parte da cultura escolar.Conteúdos e métodos, não são algo separado, e os conteúdos escolares não são mera adaptação de um conhecimento produzido em um lugar que não é a academia. Chervel dá deste modo autonomia para as disciplinas. Goodson fala que muitas matérias escolares não apresentam as mesmas estruturas das disciplinas acadêmicas e não se utilizam de conceitos e metodologias semelhantes. Deste modo pode-se dizerque através da cultura escolar há a modificação da disciplina para a escola ou ainda as vezes não se tem uma diciplina base ou ciência de refencia pois, constituindo-se numa comunidade autônoma recebe múltiplas interferências de professores, administradores da escola ou da sociedade.
Há diferentes opiniões como podemos observar em cerca da pergunta que Circe começa a obra “o que é disciplinaescolar?” Ao se falar em disciplina se entende como um conjunto de conhecimentos,que ao vincular-se à escola, estabelece novas relações de saber a partir das atividades entre professores e alunos.Podemos dizer que O professor é quem transforma o saber a ser ensinado em saber aprendido, ação fundamental no processo de produção do conhecimento. Conteúdos, métodos e avaliações constroem-se nesse cotidianoe nas relações entre professores e alunos.


1.2 a) A idéia deformar pessoas que vejam a rebeldia como desvio de caráter é interessante aos detentores do poder, por isso se houve disciplinas que visavam à formação de um espírito nacionalista e patriótico, incutindo na formação das pessoas um pensamento ideológico a respeito do Estado.
Se pusermos a pensar, a quem interessa umapopulação que reflita a respeito de direitos, privilégios, e igualdade social? Pois no momento em que pessoas forem competentes e possuidoras de um pensamento crítico, será possível reverter às injustiças.
Assim, a escola e suas disciplinas têm como objetivo o atendimento de algumas necessidades dentro do conjunto da sociedade, e no raciocinar os objetivos e finalidades é pensadas também diversas...
tracking img