Ensino historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2669 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
"O ENSINO DE HISTÓRIA"
"

RESUMO
O presente artigo tem como objetivo levantar questões acerca do Ensino de História na formação dos alunos e alunas do Brasil tendo em vista a criação dos novos Parâmetros Curriculares Nacionais após a inserção do país no chamado neoliberalismo, além de analisar as condições encontradas para a execução desse ensino em vários aspectos da sociedade, tendo comopano de fundo a questão da cultura de massas no Brasil.
Palavras-chave: Educação, Alienação, Cidadania.
ABSTRACT
This article has as objective raise questions about the role of the school in the training of students in Brazil and the creation of new National Curriculum Parameters after the insertion of the country in the so called neoliberalism, in addition to analyze the conditions found for theimplementation of this material in several aspects of the Brazilian society.
 Key-words: Education, Alienation, Citzenships.
INTRODUÇÃO
Muito se fala sobre qual o verdadeiro papel da escola na vida dos adolescestes brasileiros na atualidade, tendo em vista principalmente, a ascensão da tecnologia e a melhoria de qualidade de vida no país decorrente de uma estabilidade econômica conquistada nosúltimos anos.
A educação pública no Brasil, em detrimento da economia, vive uma instabilidade produzida principalmente pelos questionamentos propostos pelo neoliberalismo para transformar a educação brasileira em um ensino de qualidade. Mas qual realmente é o papel da escola nos dias atuais? Quais são as alternativas para lidar com uma juventude que possui especificidades vindas de uma sociedadeconsumista?
Dentro desta conjuntura é necessário que entendamos o que é o neoliberalismo e o que suas mudanças políticas e econômicas resultaram na sociedade brasileira.
"O Neoliberalismo é um projeto sério e racional, uma doutrina coerente e uma teoria vinculada e reforçada por certos processos históricos de transformação do capitalismo. É uma doutrina, pelo menos de fato, conectada com umanova dinâmica tanto tecnológica e gerencial quanto financeira dos mercados e da competição."[1] Nessa conjuntura, o neoliberalismo prega o Estado mínimo, que é o repasse de fatias públicas para as grandes corporações, retirando assim, a responsabilidade do governo de administrar tais órgãos, repassando-os para o setor privado.
Entender todo esse processo de implantação das políticas neoliberais noBrasil se torna fundamental para que possamos visualizar suas influências.
O neoliberalismo gerou novas demandas e uma delas afeta claramente a educação no Brasil, afinal o projeto neoliberal a nível mundial teve suas exigências no que tange ao preparo dos alunos da escola básica, para o mercado de trabalho.
Os jovens brasileiros nos dias atuais sofrem por vários motivos um esvaziamento de suasresponsabilidades enquanto alunos e alunas e principalmente como aprendizes, pois desde o seio da família até as salas de aula, são vários os problemas que podem ser enumerados, visto que o Brasil não tem apresentando bons resultados no que tange a qualidade da educação.
É fundamental que analisemos com rigor os novos rumos projetados pelos currículos para discernir o que está em processo demudança e como de fato alunos e alunas, que freqüentam nossas escolas a assimilam (interiorização, aquisição) e se aproximam do objeto do conhecimento. Os currículos escolares no Brasil têm sido alvo de muitas análises, porém, às propostas mais recentes, tem procurado se preocupar definitivamente na relação entre ensino e aprendizagem e não mais apenas na questão do ensino, como anteriormente. Asreflexões fomentaram discussões que vieram a fornecer novas bases e um novo suporte para a elaboração de grande parte dos atuais currículos formais e normativos criados pelo Estado.
No Brasil durante a década de 80, os responsáveis pela educação estavam preocupados, porém, divididos com a reformulação curricular, com isso trouxeram avanços para o estabelecimento de novos critérios de seleção de...
tracking img