Textos luiz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0 Contraposições políticas e filosóficas
Platão era movido por motivos políticos, éticos, estéticos e místicos.Maquiavel possuía objetivos diversos em suas fases da vida conturbada.
Platãopossuía vocação, contrastando com Maquiavel, embasado em experiências próprias ou dos vultos históricos.
Quanto à projeção doutrinária, destacamos o Platonismo, fecundo dentro e fora do pensamento grego;
OMaquiavelismo, como afirma BATH “está associado à idéia de perfídia , a um procedimento astucioso, velhaco, traiçoeiro”, ainda que imperfeitamente compreendido pela massa que o adjetiva;
1.1Tratando da realidade:
Platão antecipa-se ao método de Descartes e Spinoza e incorre no mesmo defeito de querer partir de uma intuição fundamental para deduzir depois a realidade.
Maquiavel acredita que ahistória se repete, tornando a sua escrita útil como exemplo para que os homens,tentados a agir sempre da mesma maneira, evitassem cometer os mesmos erros.
1.2 Quanto ao ser:
Platão crê em um mundotranscendente, onde estão as idéias nas quais se concentra toda a realidade, residindo aí as substâncias imutáveis que são o objeto da ciência.
Para Maquiavel, a NATUREZA essencialmente má e os sereshumanos quereriam obter os máximos ganhos a partir do menor esforço, apenas fazendo o bem quando forçados a isso. A natureza humana também não se alteraria ao longo da história fazendo com que seuscontemporâneos agissem da mesma maneira que os antigos romanos e que a história dessa e de outras civilizações servisse de exemplo.
1.3 Com relação á ética:
Platão acredita que ela não salva odireito privado, a propriedade particular e a família, baseada em sentimentalismo, insistindo que se torna impossível saber sem querer, ou seja, é impossível a quem deixou de captar pela lógica daracionalidade agir contra a dinâmica que conduz ao Bem Supremo, agindo imoralmente quem não sabe, não entrou nos caminhos da razão.
A ética em Maquiavel se contrapõe a ética cristã herdada por ele da Idade...
tracking img