FERNANDO UNOPAR

2166 palavras 9 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO licenciatura em história

FERNANDO SOUZA JESUS

atividade interdisciplinar individual contando e cantando a história

Esplanada
2014
FERNANDO SOUZA JESUS

atividade interdisciplinar individual contando e cantando a história

Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, sétimo semestre, para as disciplinas Produção do Conhecimento Histórico Escolar, História do Brasil República, História Regional e Seminário VII. Sob a orientação dos professores abaixo relacionados.

Prof. Cyntia Simioni França, Julho Zamariam, Reinaldo Benedito Nishikawa e Fabiane Luzia de Menezes Santos.

Esplanada
2014
1 INTRODUÇÃO

O ensino de História possibilita ao aluno manter os primeiros contatos, mesmo que superficiais, com o que acontece ou aconteceu no seu país, na sua localidade, na sua região e assim fortalecer a sua identidade cultural e social. No entanto, o processo de construção do conhecimento histórico crítico-reflexivo não pode estar detido em textos complexos, com uma linguagem de difícil entendimento e que somente servem para distanciar cada vez mais o estudante da tal história contida nos livros didáticos.
O uso de diferentes linguagens, para a produção de conhecimento, entre elas a musical, para além de uma manifestação artística é uma representação social, política e cultural. Por meio dessa linguagem se transmite informações, sentimentos e se desenvolve o conhecimento. A música é uma ferramenta que além de conteúdo, proporciona a facilidade do trabalho didático, instiga a participação e o resultado disso é entendimento por parte dos alunos. A proposta de uma nova postura didático-metodológica, que se baliza por distinguir o aluno como sujeito da sua aprendizagem aliada a uma nova concepção de História que se abre para novos objetos, novos problemas, novas abordagens põem em xeque os documentos ditos oficiais, com relação à memória e

Relacionados

  • síntese
    103921 palavras | 416 páginas