Isdralit

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DOUGLAS ROSA GONÇALVES







ESTUDO DE CASO
SOBRE A ELABORAÇÃO, A GESTÃO E O CONTROLE DO ORÇAMENTO NA EMPRESA ISDRALIT










Porto Alegre
2012


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3


2 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E DO SEU AMBIENTE 4


2.1 HISTÓRICO 4


2.2 MISSÃO 4


2.3 VALORES 4


2.4 OBJETIVOS DA ORGANIZAÇÃO 5


2.5 PRODUTOS E SERVIÇOS 5


2.6ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E ESTRUTURA FUNCIONAL 5


2.7 PRINCIPAIS CLIENTES 6


2.8 PRINCIPAIS FORNECEDORES 6


2.9 PRINCIPAIS CONCORRENTES 6


3 DESCRIÇÃO DA ELABORAÇÃO, GESTÃO E CONTROLE DO ORÇAMENTO NA EMPRESA 7


3.1 PROJEÇÃO DE VENDAS 7


3.2 PROJEÇÃO DE IMPOSTOS 8


3.3 PROJEÇÕES DE CUSTOS E DESPESAS 8


3.4 PROJEÇÃO DO FLUXO DE CAIXA 8


3.5 APURAÇÃO DOS RESULTADOS 84 ANÁLISE DA GESTÃO ORÇAMENTÁRIA NA EMPRESA 9


5 CONCLUSÃO 9



1 INTRODUÇÃO

Atualmente as empresas encontram-se em uma posição extremamente competitiva, onde o foco principal é garantir a continuidade e expansão, para manterem-se vivas no mercado. E para isso, a identificação do ambiente em que ela está inserida, o planejamento e a avaliação do processo operacional são de extremaimportância para auxiliar positivamente nas tomadas de decisão futuras e para o alcance dos objetivos e metas estabelecidos pelas mesmas. Sendo assim o orçamento empresarial torna-se uma peça indispensável na gestão organizacional atual.

Segundo Padoveze (2004), o orçamento é a ferramenta de controle por
excelência, de todo o processo operacional da empresa, pois envolve todos ossetores da companhia. A partir deste conceito, constata-se a importância de se utilizar o orçamento em uma organização.

Este trabalho busca descrever o funcionamento e estrutura de orçamento sugerindo melhorias ao Grupo Isdra, dedicado aos ramos de atividades como os de transporte, construção civil, agropecuária, metalurgia, alimentação, moveleiro,  shopping centers e hotelaria, onde foramobservados os métodos e informações internas utilizadas para a confecção do plano orçamentário e as principais ferramentas empregadas como fonte de dados para sua gestão.


Diante do exposto e visando abranger os objetivos gerais, foram definidas metas específicas:
• Analisar o orçamento empresarial, suas funções e características, descrevendo a sua aplicação na gestão da empresa;• Apresentar o Grupo Isdra, seu histórico, missão e objetivos;
• Analisar o atual modelo de gestão orçamentária e a sua devida aplicação, comparando com os requisitos teóricos e sugerindo melhorias no sistema atual.







2 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E DO SEU AMBIENTE


2.1 HISTÓRICO


Fundada em 1951, com apenas cinco funcionários artesãos, o Grupo Isdradedicou-se inicialmente à fabricação e instalação de calhas, dutos, coberturas e estruturas metálicas, em apoio à construção civil. 
Anos depois, a empresa decidiu diversificar as atividades voltando-se para a metalurgia e distribuição de produtos siderúrgicos. Mais tarde acrescentou a fabricação de produtos em fibrocimento.   Hoje, seus diversos ramos de atividades produzem resultados altamentepositivos em: produtos de P.V.C., polietileno, fibrocimento, transporte, construção civil, agropecuária, metalurgia, alimentação, moveleiro,  shopping Center e hotelaria.

2.2 MISSÃO


Atuar com segurança e responsabilidade socioambiental, no mercado nacional e internacional, suprindo a necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento dos setores de atuação.

2.3 VALORES• Resultados
• Empreendedorismo e inovação
• Ética e transparência
• Pontualidade
• Agilidade
• Pessoas







2.4 OBJETIVOS DA ORGANIZAÇÃO


Multiplicação de suas potencialidades e aperfeiçoamento da organização, visando tornar-se um poderoso complexo empresarial.
Expansão do parque industrial e comercial buscando proporcionar milhares de empregos...
tracking img