Resenha a ordem do discurso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pode-se dizer que no livro a ordem do discurso, Michael Foucault mostra que os discursos são controlados e envolvem formas de poder e repressão. O autor esclarece ainda que as instituições mantêm opoder a partir do controle dos discursos, e esse controle é realizado a partir de sistemas de exclusão, já que são excluídos todos aqueles que não seguem os parâmetros instituídos.
Na referida obra,são expressas algumas formas de exclusão exercidas por aqueles que detêm o poder:
Primeiramente, cita-se que nem tudo pode ser dito. Alguns temas, como a sexualidade e a política não podem serexplorados. Expõe-se também que determinados assuntos só devem ser proferidos em determinadas ocasiões. Além disso, afirma-se que somente certos indivíduos podem anunciar certos discursos.
Ao referir-se àfigura do louco, o autor afirma que assim são denominados todos aqueles cujos discursos não seguem as normas pré-estabelecidas. Isso ocorreu com muitos cientistas no decorrer da história, pois seusdiscursos contrariavam as verdades estabelecidas na época.
Já o filme “A onda” tem como protagonista Rainer Wegner, professor do ensino médio retratado no início do filme como simpatizante do movimentoanárquico, causando até mesmo certa antipatia por parte do restante do corpo docente.
Diante disso, Rainer é escalado para ministrar o curso que tem como assunto a Autarquia. O professor, então, dáinício às aulas utilizando uma prática pedagógica tradicional através da exposição da teoria que envolve o tema principal do curso, sua definição e exemplificação. Contudo, ao notar a falta demotivação dos educandos, ele decide colocar a questão da Autocracia e do Nazismo de forma prática, teatral.
Com o objetivo de demonstrar na prática como funciona o facismo, Rainer Wegner cria um regimeautoritário na sala de aula, criando normas e excluindo todos aqueles que não as seguirem estritamente.
A estratégia didática adotada pelo professor sai do controle e ultrapassa os limites da...
tracking img