A ordem do discurso - resenha de his. do pens. geográfico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO SOBRE "A ORDEM DO DISCURSO

-Explique o que você entendeu por “A ordem do discurso” e diga qual o papel da Geografia nesse texto.

Pude perceber nesse texto que, antes de qualquer coisa,é preciso escolher bem as palavras antes de proferir algo. Há um trecho no livro que traduz bem essa escolha de palavras: “Por mais que o discurso seja aparentemente bem pouca coisa, as interdiçõesque o atingem revelam logo, rapidamente, sua ligação com o desejo de poder” (pág. 10). Ou seja, o desejo de poder pode ser concretizado através de um simples discurso usando, apenas, as palavras certas(o poder está interligado ao discurso). Entretanto, ante de mais nada, devemos tomar posse dessas palavras, pois, é preciso compreendê-las antes de serem pronunciadas.
Pude ver também neste livroque o discurso dos loucos não tinha lugar na Idade Média. Percebo que apenas as palavras que exalavam razão eram levadas em consideração. Mas, antes de terem a razão, os filósofos também não eramconsiderados loucos? Pode se concluir, então, que a base da razão é a loucura? Creio que sim porque é através da nossa loucura que procuramos a verdade. E essa vontade de verdade de buscar a verdade, de“modificar e dar fundamentos” (pág. 19) é que vai reger a sociedade, mesmo que seja para busca de poder.
O discurso é o resultado de tudo que podemos ver ao nosso redor, combinados de uma maneira quepossa representar a verdade em poucas (ou muitas palavras). O discurso é um jogo de palavras, onde o receptor e o expectador.
Para se formar um discurso, o mesmo passa por quatro noções que servem comobase para sua construção e cada noção com sua particularidade que irá complementar na construção da outra.
Alem dessas noções, é necessário saber um pouco mais de história. Ela ajuda a compreendertodos os acontecimentos que nos cercam mostrando não só o que aconteceu de fato como, também, mostra os “porquês” daquele ocorrido, com muitos mais detalhes que poderão ser usados nos estudos de...
tracking img