Fisioterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (726 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No Renascimento volta a aparecer alguma preocupação com o corpo saudável. O humanismo e as artes desenvolveram-se e permitiram, paralelamente a retomada dos estudos relativos aos cuidados com o corpoe o culto ao "físico". Mercurialis apresentou princípios definidos para a ginástica médica que compreendiam:
1-) exercícios para conservar um estado saudável já existente;
2-) regularidade noexercício;
3-) exercícios para indivíduos enfermos cujo estado pode exacerbar-se;
4-) exercícios individuais especiais para convalescentes; 5-
5-) exercícios para pessoas com ocupações sedentárias.(Wheller, 1971, p. 9).
Nessa época nota-se uma preocupação com o tratamento e os cuidados com o organismo lesado e também com a manutenção das condições normais já existentes em organismos sãos. Nofinal do renascimento o interesse pela saúde corporal começa a especializar-se.
Na fase de transição entre o renascimento e a fase da industrialização o uso de recursos físicos passa a terinfluencia no mundo ocidental. Don Francisco Y Ondeano Amorós (1779-1849) que não era médico, dividiu a ginástica em quatro pontos, e um deles era a cinesioterapia com a finalidade de manutenção de umasaúde forte, tratamento de enfermidades, reeducação de convalescentes e correção de deformidades. (Lindeman, 1970, p.179).
"G. Stebbin e B. Mesendiac" vêem como finalidade de seu sistema de prevenção delesões corporais e sua correção, (o sistema Mesendiac dá importância ao trabalho de sustentação muscular através da fisioterapia).
Ling, um professor sueco de ginástica e massagens corretivas teveseu trabalho divulgado através de discípulos como Rothstein, um oficial prussiano que utilizava exercícios preventivos e corretivos nos cuidados com o corpo, na Alemanha.
Na época daindustrialização volta o interesse pelas "diferenças incomodas". O novo sistema maquinizado, otimizava a crescente produção industrial trouxe o excesso de trabalho, onde a
população oprimida era submetida a...
tracking img