O conhecimento mitico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Conhecimento Mítico

Segundo Aranha e Martins, o mito surge da necessidade do homem de situar-se e sentir-se seguro no mundo, usando as crenças para compreender e explicar os fenômenos naturaise suas próprias ações. As autoras salientam no texto que, apesar de ser uma maneira aceitável para compreender o mundo, o mito é um modo fantasioso e não-crítico, não passível de investigaçãocientífica, sendo uma verdade intuída e inquestionável. Surge, então, da necessidade do homem de se livrar dos medos mais secretos e sentir-se confortável em relação aos acontecimentos que o angustiam,estando o mito, assim, ligado a magia e aos inúmeros desejos que rondam a humanidade.
O pensamento mítico é apresentado como a forma humana mais primitiva de compreensão do mundo, tendo como funçãoprincipal propiciar ao homem a sensação de comodidade diante das atrocidades cometidas. Ele é uma manifestação coletiva e necessita que um grupo o afirme, mantendo, assim, seu reconhecimento. É também umaverdade intuída, sendo, portanto, dogmático, ou seja, incontestável, algo que se dá sempre por meio da crença.
As autoras trazem no texto a atualidade do mito na sociedade contemporânea, lembrandoque a necessidade humana de segurança ainda existe e, tanto quanto os antigos, o homem de hoje também se deixa impulsionar imensamente pela emoção e pelo temor. O texto lembra que, mesmo em umasociedade moderna, a negação do mito é a desconsideração de uma das formas de expressão do homem. Assim como nas sociedades tribais os mitos modernos surgem da mesma necessidade de consolo e enfrentamento domal. Ao proporcionar uma sensação de comodidade ao homem, o pensamento mítico torna as sociedades não-críticas, sem contradições.
Para Aranha e Martins, a fabricação dos mitos contemporâneos utilizaalguns mecanismos, dentre eles: a omissão da história do candidato à condição de mito, a quantificação de suas qualidades e a constatação. Embora os mitos tenham importância por proporcionarem a...
tracking img