Reditualismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Reditualismo
Era uma corrente de pensamentos, que se desenvolveu principalmente na Alemanha, tendo forte influência em outros países. Tal corrente enunciava ser o resultado (lucro ou prejuízo) oobjeto de estudo da contabilidade, ou seja, o reconhecimento da perda ou do lucro como fonte principal da continuidade da atividade empresarial. Seu principal líder foi Eugen Schmalenbach e, entreoutros seguidores, W. Malhberg, E. Geldmacher, M. R. Lehmannn, E. Walb e Frederich Leiter com seu reditualismo específico.
Era a corrente de pensamento que Os reditualistas tiveram a propriedade dereconhecer o valor da consideração dos fluxos em contabilidade, ou seja, do estudo da dinâmica patrimonial, da relatividade do lucro e da realidade empresarial, mas desprezavam a estrutura dos elementospatrimoniais. Conseguiram desenvolver-se num país socialista, embora a corrente estivesse voltada para o capitalismo.
O elemento básico do estudo é o rédito. A focalização do rédito por parte daTeoria Reditualista surge como resposta à incapacidade, da época de adequar os modelos contabilísticos existentes aos contextos sócio-econômicos adversos, mantendo a sua perspectiva utilitarista.Existem, ainda hoje, duas correntes do pensamento reditualista, uma que considera o aspecto individual do rédito (maximização do lucro) e outra que considera o aspecto social (como base desustentabilidade social).
Eugen dedicava-se ao estudo das empresas e resultados, em sua obra Balanço Dinâmico, destaca uma idéia fundamental de fluxos ou comparações de diversos estados patrimoniais.
Sua teoriaé muito mais patrionalista do que aziendalista, pois, analisa a dinâmica do movimento do capital e dos frutos deste. Entende que o sucesso ou insucesso de uma empresa depende dos lucros que ela possaou não obter. Para ele, o tempo do lucro não coincide, quase nunca, com o ano astronômico, pois, tem seu próprio tempo e é um fenômeno característico e especial, ou seja, varia de atividade para...
tracking img