Economia e pensamento economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O mundo mudou os consumidores também, por isso as teorias econômicas do passado que eram tidas como referências dos estudiosos econômicos precisam ser revistas, não podem mais ser consideradas comoconceitos absolutos.
Examinando-se, o desempenho da economia mundial em uma perspectiva geográfica, o fato mais importante a destacar é o de que o crescimento ocorreu nas últimas décadas, de formaextremamente desigual. Alguns países com performance excepcional, muitos com comportamento próximo do medíocre e outros até mesmo exibindo taxas negativas de expansão de seus PIBs per capita, por longosperíodos de tempo.
Examinando-se, agora, os impactos da globalização, tanto na sua dimensão real quanto na financeira, as análises mais recentes mostram a ocorrência, principalmente nas últimasdécadas, de grandes mudanças nas magnitudes, na composição e na direção dos fluxos do comércio e dos investimentos.
O mundo observou, nas últimas décadas, marcantes tendências de constituição de novasconfigurações espaciais, que estão rapidamente mudando o equilíbrio das forças econômicas globais e criando uma nova geografia de poder, baseada na industrialização de vastas e distantes áreas daperiferia das economias centrais, no espetacular incremento das exportações de produtos com alto conteúdo tecnológico de países dessa periferia e sobretudo na incorporação em seus processos produtivos deníveis crescentes de capital humano e de conhecimentos de avançadas tecnologias.
Também temos vários fatores que influenciam o mercado e burlam as antigas teorias econômicas, que são a especulação, orisco, a ética e a não regulamentação.

Adam Smith, acreditava que a iniciativa privada deveria ser deixada agir livremente, com pouca ou nenhuma intervenção governamental. A competição livre entre osdiversos fornecedores levaria forçosamente não só à queda do preço das mercadorias, mas também a constantes inovações tecnológicas, no afã de baratear o custo de produção e vencer os competidores....
tracking img