Reditualismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.Introdução

A história da contabilidade é uma parte de nosso conhecimento científico, que se divide em dois grandes segmentos: a História Geral e a História das Doutrinas.Com isso a preocupação de diversos estudiosos foi determinar o verdadeiro objeto de estudo da contabilidade, no campo da ciência, para estruturar doutrinas, de acordo com a metodologia científica, também determinou afixação das diversas correntes de pensamentos,dentre elas, o Reditualismo.
Conhecer a História da Contabilidade é conhecer a História do Homem e da sua civilização. As teorias contabilística enquadram-se num contexto cultural, social e econômico. São os estímulos externos, os avanços e retrocessos das diversas épocas, bem como a resposta do Homem face a tais desafios, que podem explicar a epistemologia1do desenvolvimento científico da Contabilidade, tendo por base a necessidade de retratar a conformidade2 do sistema contabilístico em cotejo com a realidade que se pretende explicar e compreender. Resulta subsequentemente daí o desenvolvimento das mais diversas Teorias da Contabilidade, de entre as quais emana a Teoria Reditualista.
O rédito (lucro), como parâmetro de eficiência das empresas,assume uma importância vital na garantia da sua continuidade e na satisfação de um conjunto de necessidades. São as culturas, sectores e economias dominantes numa época que definem o grau e as prioridades na satisfação das necessidades dos diferentes agentes econômicos. Saber se devem as empresas procurar a maximização do rédito, independentemente de questões sociais, saber se essa maximizaçãonaturalmente beneficia todo o conjunto de stakeholders, são questões que ainda nos preocupam como cidadãos do mundo e como profissionais percussores de mudança.
No que concerne à estrutura e sequência do presente trabalho procuraremos o desenvolvimento lógico dos conceitos, tendo por base a estrutura conceptual da Teoria Reditualista e, a partir dai, a análise de aspectos fundamentais que seinterrelacionam com esta. Pretendemos dessa forma perseguir os seguintes objetivos:
- Conhecimento das bases conceptuais da Teoria Reditualista;
- Explicação da gênese da Teoria Reditualista através do seu enquadramento socioeconômico;
- Análise e estudo do contributo das Teorias Reditualistas para o desenvolvimento científico da Contabilidade;
- Análise e estudo das interrelações entre rédito ecapital;
- Estudo do rédito e conceitos conexos;
- Análise crítica das normas de Contabilidade referentes ao rédito;
- Análise e percepção da dinâmica inerente à Teoria Reditualista;
- Comparação do contributo e função atribuída à Administração e à Contabilidade na “gestão” do rédito;
- Estudo do impacto resultante da incorporação dos postulados do método das Partidas Dobradas na TeoriaReditualista.
















2. Teoria Reditualista

O Reditualismo ou Teoria Reditualista assume-se como uma teoria contabilística, de essência econômica, pertencente ao período científico da História da Contabilidade, que ocorre em vários países da Europa no início do século XX e cujo principal tratadista foi Gino Zappa (Lopes de Sá, 1998: 115). Zappa, ilustre mestre do século XX ediscípulo de Fábio Besta (fundador do Controlismo) deu, na sua época, um novo sentido ao estudo da Contabilidade, preocupando-se mais com o rédito do que com a situação patrimonial das empresas. Esta nova orientação surge como resposta à inadequação dos modelos contabilísticos da época e da sua incapacidade em retratar uma realidade e um contexto socioeconômico adverso em que a Europa emerge da IGuerra Mundial, com economias caracterizadas por elevadas e crescentes taxas de inflação e com o aumento crescente de empresas baseadas na distribuição de dividendos.
Zappa exerceu uma forte influência no desenvolvimento científico da Contabilidade (Ragioneria), ainda hoje evidente em alguns países europeus, nomeadamente na Itália, tendo centrado o seu estudo, principalmente, no rédito....
tracking img