Reditualismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (928 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA REDITUALISTA
O reditualismo ou teoria reditualista assume-se como uma teoria contabilística, com essência econômica, pertencente ao período cientifica da Historia da Contabilidade, queocorre em vários países da Europa no inicio do século XX e cujo principal tratadista foi Gino Zappa. Zappa, ilustre mestre do século XX e discípulo de Fábio Besta (Fundador do Controlismo) deu, na suaépoca, um novo sentido ao estudo da contabilidade, preocupando-se mais com o redito do que com a situação patrimonial das empresas.
Zappa exerceu uma forte influência ao desenvolvimento cientifico daContabilidade, tendo centrado seu estudo, principalmente, no redito. Este fenômeno, para Zappa, representa a base que explica e justifica todos os processos contabilísticos e seus elementos,especialmente, as teorias contabilísticas reditualistas.
Lopes de Sá (1998), citado por Rocha (2004), refere que os reditualistas tiveram a propriedade de reconhecer o valor da consideração dos fluxos emcontabilidade, ou seja, do estudo da dinâmica patrimonial, da relatividade do lucro e da realidade empresarial.
De acordo com a teoria Reditualista a determinação do valor do patrimônio de uma empresaexplica-se pela formação do redito, por influência da Gestão (Administração). Para além de que, segundo a mesma teoria, o objetivo de estudo da contabilidade seria o rédito.
Na sua origem etimológica“rédito” provém do latim redditus que significa “o que é devolvido”, “o que é restituído”, “o que é recompensado”, “o que é oferecido”, “o que volta” tendo utilizado a expressão como “rendimento”,“lucro”.
Dória refere (1975), aos termos “lucro” e “rendimento”. Zappa, citado por Lopes de Sá (2002) define rédito como um acréscimo algébrico do capital da empresa, por efeito da atividade.
O réditoassume um significado mais expressivo que resultados, isto é, não é uma simples diferença entre custos e proveitos, mas sim o fruto de uma ação que tem como efeito uma consequência, uma devolução,...
tracking img