Qualidade total - tqc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1669 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - INTRODUÇÃO

O mercado tem se globalizado, dia após dia surgem novas tecnologias e barreiras que precisam ser ultrapassadas. A concorrência entre as organizações tem crescido gradativamente, só sobrevivendo aquelas que forem melhores no que fazem, nos produtos que oferecem. Somente assim uma organização atingirá o seu objetivo primordial que é o de atender plenamente a necessidade do seucliente. O TQC - Controle da Qualidade Total tem o objetivo de ajudar as empresas a alcançarem Controle + Qualidade Total dos seus processos, com metodologias práticas que vão desde a identificação do problema, resolução, padronização e verificação, buscando sempre a melhoria contínua dos processos, garantindo assim que a empresa seja uma máquina em perfeito funcionamento, com as engrenagensajustadas para alcance das metas com um menor esforço possível.














2 - BREVE HISTÓRICO DO PROGRAMA DE QUALIDADE TOTAL

A gestão da qualidade surgiu no Japão por volta de 1950. A corrente da qualidade é conhecida como o modelo japonês ou controle da qualidade total no Japão (TQC) com foco no cliente.

Após a 2ª Guerra Mundial surgiu a necessidade de adaptação da indústria àsnovas exigências, aos novos problemas administrativos e sociais, defronte às mudanças nos cenários econômicos e políticos mundiais em virtude das seqüelas da guerra. (Falconi Campos, V. TQC: Controle da Qualidade Total (No Estilo Japonês, Belo Horizonte, 1992, p.14)


As ações do movimento TQC começaram com a visita, ao Japão em 1950, de William Edwards Deming, americano, Ph.D em física ediscípulo do estatístico Walter A. Shewhart da Bell Telephone Laboratories.

A tese de Deming preconiza que a qualidade melhora a produtividade e a posição competitiva da organização, partindo do pressuposto que a qualidade é função do projeto, da conformidade e do processo de comercialização.

Outro americano que contribuiu para o desenvolvimento do TQC no Japão foi engenheiro eletricista, Ph.D emdireito, Joseph M. Juran que visitou o Japão em 1954 com o intuito de organizar seminários para administradores da alta e média gerência com o objetivo de expor uma visão mais ampla sobre as funções necessárias para promover a Qualidade em toda organização, marcando uma transição nas atividades de controle da qualidade nas empresas japonesas.

O japonês e químico Kaoru Ishikawa participou damelhoria da qualidade nas empresas japonesas. Ishikawa formalizou o conhecido círculo de controle da qualidade (CCQ) em 1962, que consiste na formação de pequenos grupos de pessoas para executar atividades de controle da qualidade na empresa, voluntariamente, com o objetivo de eliminar causas de variabilidade e de problemas nos processos e de aperfeiçoar os sistemas através de projetos de melhorias.3 - CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC)

O objetivo de uma empresa é contribuir para a satisfação das necessidades das pessoas. Se este fato é tomado como premissa, a primeira prioridade da empresa são os consumidores.

Para que um consumidor se sinta satisfeito em relação a uma empresa, esta empresa deve dedicar-se a este fim. A empresa deve oferecer aos clientes bom atendimento, produtos deótima qualidade, assistência técnica quando houver a necessidade, bom preço e deve ter comprometimento com os prazos acordados com o cliente. Outros tipos de pessoas afetadas pela empresa são seu funcionário e seu acionista quando for o caso, em relação a este a empresa deve apresentar lucratividade para poder pagar dividendos a seus acionistas e poder se expandir se tornando cada vez maiscompetitivas no mercado. Agora já no caso do empregado, a empresa deve se esforçar para pagar-lhe um bom salário e respeitá-lo como ser humano, além de dar-lhe a oportunidade de crescimento profissional e pessoal fazendo com que se torne uma pessoa mais feliz.

O quadro abaixo nos mostra resumidamente os meios para gerar satisfação as pessoas em relação a uma empresa.


Figura 1 -...
tracking img