Controle de qualidade total - tqc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1141 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Estadual Jardim Alegre –
Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante.
Técnico em Administração 2º Semestre turma A



Franciele Barbosa
Hizis Mayara Pereira
Jéssica Naiana Lopes
Luciene Aleixo
Pâmela Ingrid Marinho




Controle de Qualidade Total - TQC



Trabalho elaborado para rendimento escolar na disciplina deAdministração de Produção e Materiais do Curso Técnico em Administração do Colégio Estadual Jardim Alegre – Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante, ministrada pelo (a) Professor (a): Maelly.





Telêmaco Borba – PR
Setembro/2011
Sumário.

Introdução ............................................................................................................. 03
Controle de Qualidade Total –TQC ..................................................................... 04
Controle de Qualidade Total – TQC ..................................................................... 05
Conclusão ............................................................................................................. 06
Meios Eletrônicos................................................................................................. 07
Capa .................................................................................................................... 08

























Introdução
O objetivo principal de uma empresa que está inserida numa sociedade é atender às demandas das pessoas, que também podem ser chamados de clientes, de consumidores, de empregados,de acionistas, fornecedores ou de vizinhos. Desse modo, a sobrevivência da empresa está diretamente relacionada com os níveis de satisfação dessas partes interessadas. Cada parte interessada tem objetivos diferentes, ou seja, os clientes desejam qualidade dos produtos e dos serviços, os empregados desejam crescimento humano, os acionistas (ou investidores) desejam produtividade e lucro, osfornecedores desejam manter suas vendas e os vizinhos desejam algum tipo de contribuição social ou ambiental.
Pode-se perceber que o ponto de partida para a sobrevivência da empresa é o cliente. Sem ele, não há condições para que as necessidades de outras partes interessadas sejam atendidas.
Assim, a satisfação do cliente está diretamente relacionada aos níveis de qualidade de um produto ou de umserviço. O controle desses níveis aumenta em muito as chances de manutenção do cliente e da manutenção da empresa no mercado.
















Controle de Qualidade Total - TQC

O TQC, ou Total Quality Control (Controle de Qualidade Total), é um sistema de gestão da qualidade que busca transcender o conceito de qualidade aplicada ao produto. No TQC a qualidade é entendida como asuperação das expectativas não apenas do cliente, mas de todos os interessados. Para compreender melhor vejamos um pouco da evolução do conceito de qualidade.
O primeiro conceito relacionado à qualidade referia-se ao enquadramento dos produtos/serviços dentro de suas especificações técnicas. Ou seja, qualidade era igual à ausência de defeitos no produto final, o que, por sua vez, era verificadona medida exata da intensidade de inspeções realizadas. Mais tarde, o “controle estatístico do processo” permitiu a extensão do conceito de qualidade ao processo, passando o controle da qualidade, a englobar também as condições em que o produto é produzido. Entretanto, o conceito de qualidade ainda passaria por mais algumas mudanças incorporando o conceito de “custo da qualidade”, e depois de,“defeitos-zero”, chegando enfim, a englobar a satisfação ou superação das expectativas de todos os interessados, inclusive os clientes (internos e externos).
O termo “controle da qualidade total” foi usado pela primeira vez por Armand Feigenbaum, em 1956, quando ele propôs a idéia de que a qualidade só poderá resultar de um trabalho em conjunto de todos os que estão envolvidos no desempenho da...
tracking img