Tqc controle da qualidade total

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1770 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INDICE
pag.

HISTÓRIA .....................................................................................2

INTRODUÇÃO..................................................................................2

O Controle da Qualidade Total........................................................2

Objetivos do controle da qualidade total........ .......................3

As dimensões daqualidade................................................................4

Conclusão..................................................................................................5

Bibliografia................................................................................................6
HISTÓRIA

O processo de Controle da Qualidade Total teve sua  origem nos Estados Unidos, idealizadopelo Dr. Armand Feigenbaum. Todavia, o seu desenvolvimento até o estágio atual foi realizado pelos japoneses quando tiveram acesso a ferramenta do TQC, disponível no bojo de medidas e adotadas com o objetivo de recuperar a economia japonesa que foi praticamente destruída durante a segunda guerra mundial.

INTRODUÇÃO
Qualidade, indiscutivelmente, é uma das palavra mais utilizadas, nos últimosanos, nas relações entre fornecedores e clientes dos mais diferentes segmentos. Procura-se enfatizá-la no intuito de se atribuir características diferenciadas aos produtos e serviços negociados, garantindo o fechamento de negociações no atual mercado competitivo e globalizado.
O Controle Total da Qualidade (Total Quality Control) iniciou, por assim dizer, a corrida permanente pela competitividadecom o objetivo de garantir a sobrevivência das empresas. A competitividade, por sua vez, tem seu suporte na produtividade e requer qualidades intrínsecas ao produto que vão desde um projeto e fabricação perfeitos; à segurança e assistência perfeitas para os clientes, além da entrega em prazo definido e um baixo custo.
O objetivo principal de uma empresa que está inserida numa sociedade é atender àsdemandas das pessoas, que também podem ser chamados de clientes, de consumidores, de empregados,de acionistas, fornecedores ou de vizinhos. Desse modo, a sobrevivência da empresa está diretamente relacionada com os níveis de satisfação dessas partes interessadas (ou stakeholders). Cada parte interessada tem objetivos diferentes, ou seja, os clientes desejam qualidade dos produtos e dosserviços,os empregados desejam crescimento humano, os acionistas (ou investidores) desejam produtividade e lucro, os fornecedores desejam manter suas vendas e os vizinhos desejam algum tipo de contribuição social ou ambiental.
Pode-se perceber que o ponto de partida para a sobrevivência da empresa é o cliente. Sem ele,não há condições para que as necessidades de outras partes interessadas sejam atendidas.Assim, a satisfação do cliente está diretamente relacionada aos níveis de qualidade de um produto ou de um serviço. O controle desses níveis aumenta em muito as chances de manutenção do cliente e da manutenção da empresa no mercado.
Esta aula tem por objetivo apresentar um sistema administrativo chamado “controle da qualidade total”.

O controle da qualidade total

Você estaria satisfeito comum nível de qualidade da ordem de 99,9%? Veja o que o 0,1% de “não qualidade”
(defeito ou falha) representa:
_20 000 prescrições médicas erradas por ano;
_beber água não-confiável uma hora por mês;
_nenhum serviço telefônico durante 10 minutos por semana;
_falta de água e luz 10 horas por ano;
_500 cirurgias incorretas por semana;
_2 000 correspondências perdidas por hora.
Desse modo, seos processos forem observados em grande escala, ou se forem considerados processos que põem em risco a vida das pessoas, em caso de falha, a ausência de qualidade na ordem de 0,1% pode ser muito.
Uma forma de melhorar os níveis de qualidade dos produtos, dos serviços e dos processos é o“controle da qualidade total” ou TQC (total quality control), ou ainda TQM (total quality management)....
tracking img