Fluxo de caixa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2843 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O Fluxo de Caixa (Cash flow) é considerado um dos principais instrumentos para análise do processo de circulação de dinheiro dentro de uma organização. Atualmente muitas destas transações não envolvem dinheiro em caixa propriamente dito, ou seja, os recebimentos e pagamentos também podem ser feitos através de cheques, bancos, transações on line ou depósitos.
Desta forma, aexpressão fluxo de caixa envolve toda a movimentação (entradas e saídas) de uma empresa, independente da forma de pagamento ou recebimento do mesmo. Geralmente a análise deste fluxo de caixa é feito pelo administrador da própria empresa, que compara o fluxo de caixa previsto e o realizado, tem a função de examinar as origens e aplicações do dinheiro que transitou pela empresa e verificar se hánecessidade de captação de recursos financeiros ou eventual sobra de numerário para investimento no mercado de capitais.
O escritório contábil iniciou suas atividades em 1977, na cidade de Campinas/SP, com o intuito de assessorar outras empresas na área contábil, fiscal e trabalhista, fornecendo suporte ao gerenciamento administrativo e orientando seus clientes sobre o mercado econômico.
Hoje, com seus31 anos de mercado, possui uma carteira de aproximadamente 400 clientes de diversos seguimentos como: Comércio, Indústria e Prestadores de Serviços, gerando para a economia por meio das empresas em que atua lucratividade e emprego.
Para o desenvolvimento deste trabalho, o escritório mantém uma equipe de 22 funcionários capacitados, que compõe os seguintes departamentos: Recepção, Fiscal,Pessoal, Financeiro, Contábil e Externo.
Apesar de estar a tanto tempo no mercado e conter colabores capacitados, não foi ainda desenvolvido um fluxo de caixa adequado onde fosse possível a analise da forma correta de sua movimentação financeira.
Por este motivo, não consegue ter o controle exato das finanças, como por exemplo: medir se os gastos estão dentro da média ou estão extrapolando em algumsetor/ material ou se o dinheiro está parado sem necessidade em algum lugar e esteja faltando em outro.
O objetivo neste trabalho é a implantação de um fluxo de caixa, onde os gestores consigam ter uma visão clara e ampla das movimentações financeiras da empresa e a partir daí consigam tomar as decisões corretamente e fazer planejamentos financeiros para crescimento.

2. OBJETIVOS

2.1. Objetivogeral:
O objetivo deste trabalho é propor a implantação do Fluxo de Caixa, buscando a transparência ao examinar a origem e aplicação de dinheiro.

2.2. Objetivos específicos:
- Implantar o conceito de Fluxo de caixa de acordo com a literatura;
- Justificar que, com o controle de entradas e saídas realizados através do fluxo de caixa, proporcionará ao administrador uma visão mais detalhada davida financeira da empresa;
- Diagnosticar faltas e sobras de dinheiro que possam acarretar em pagamentos de juros desnecessários;
- Proporcionar ao administrador/gestor as ferramentas necessárias para um bom planejamento financeiro.

3. JUSTIFICATIVA

Justifica-se o estudo deste trabalho, pois toda a empresa independente de porte e atividade precisa ter o acompanhamento do fluxo de caixa,onde possa lançar e prever suas entradas e saídas, e para que através dele consiga obter informações para a tomada de decisões.
Além de controlar entradas e saídas de capital, o fluxo de caixa permite o lançamento de previsões onde é possível obter uma visão futura dos recursos financeiras da empresa e analisar se em determinado período terá verba disponível para a execução de suas atividades ouserá necessário o pedido de um empréstimo. Sem o fluxo de caixa tais decisões se tornam difíceis e limitadas, pois não se consegue ter uma visão real da situação financeira da empresa.

4. REVISÃO DA LITERATURA

O objetivo do administrador de empresas é maximizar os lucros, para isso é necessário que ele tenha em mãos uma ferramenta que possibilite ter visão ampla, presente e futura da...
tracking img