Refletindo sobre a ortografia a partir de textos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Pós – Graduação

Aluna: Roberta C. G. Vilela Gil
Resumo: Refletindo sobre a ortografia a partir de textos

As atividades assumem três modalidades básicas: ditado interativo,releitura com focalização e reescrita com transgressão ou correção.
Ditado interativo
Em vez de aplicar o ditado tradicional, é feito um novo tipo de ditado, no qual busca ensinar ortografia, refletindo noque se está escrevendo. È ditado um texto já conhecido, fazendo pausas diversas, nas quais convida os alunos a focalizarem e discutirem certas questões ortográficas.
A flexibilidade na condução doditado interativo permite aos alunos participarem da reflexão ortográfica, colocando seus pontos de vista, e usar o dicionário num contexto de necessidade natural.
Releitura com focalização
Umencaminhamento semelhante ao ditado interativo é usado na releitura com focalização. Durante a releitura coletiva de um texto já conhecido, fazemos interrupções para debater certas palavras, lançandoquestões sobre a sua grafia. Trata de uma releitura, na qual os alunos refletem sobre as palavras de um texto já conhecido.
Reescrita com transgressão ou correção
Quando a escola só pede às crianças quetransformem o “errado” em “certo”, contribui para a manutenção de preconceitos lingüísticos, pois não questiona os critérios que levam as pessoas a acreditar que certas formas de usar a língua sãoúnicas “boas” ou “legitimas” – enquanto as muitas outras variantes são tratadas como “erros de português”, “degenerescências do idioma”.

O ensino da ortografia é visto como um processo ativo queemerge de formas de trabalhos coletivos e de interação entre os estudantes. É construindo relações e descobrindo restrições e regras que o aluno vai compreendendo e se aprimorando do nosso sistema deescrita.
As informações sobre os processos de aprendizagem de ortografia indicam que:
- Em lugar de censurar as dúvidas dos alunos, o professor deve estimular a sua explicitação.
- Possibilitar...
tracking img