Fluxo de caixa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FLUXO DE CAIXA

LISTA DE ILUSTRAÇÃO

Quadro 1: Origens e Aplicações Básicas de Caixa................................................

SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...........................................................................................................5
1 FLUXOS DE CAIXA................................................................................................6
1.1FLUXO DECAIXA HISTÓRICO X PROJETADO.................................................6
1.2 ANÁLISE VERTICAL...........................................................................................7
1.3 ANÁLISE HORIZONTAL......................................................................................8
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO
Entende-se como Fluxo de Caixa o registro e controle sobrea movimentação do caixa de qualquer empresa, expressando as entradas e saídas de recursos financeiros ocorridos em determinados períodos de tempo. (CAMPOS FILHO, 1997).
O Fluxo de Caixa assume importante papel no planejamento financeiro das empresas. Portanto, constitui-se num exercício dinâmico, que deve ser constantemente revisto, atualizado e utilizado na tomada de decisões. Normalmente aanálise é realizada através de indicadores específicos, de acordo com cada projeto ou situação analisada, tais como: Valor Presente (Valor Atual Líquido), Taxa interna de retorno, Payback e Taxa Média de Retorno.
O Fluxo de Caixa constitui ferramenta de fundamental importância para a boa administração e avaliação das organizações. A sua adoção possibilita uma boa gestão dos recursos financeiros,evitando situações de insolvência ou falta de liquidez que representam sérias ameaças à continuidade das organizações.
A boa utilização da ferramenta fluxo de caixa também possibilita o conhecimento do grau de independência financeira das organizações, com base na avaliação do seu potencial para geração de recursos no futuro para saldar seus compromissos e para pagar a remuneração dos seusempreendedores.
Viabiliza, ainda, a avaliação da capacidade de financiamento do seu capital de giro ou se depende de recursos externos, permitindo conhecer a capacidade de expansão com recursos próprios, gerados a partir de suas próprias operações a aferir o potencial efetivo das organizações para implementar decisões de investimento, financiamento, distribuição de lucros e/ou pagamento de dividendos.Também, gera indicadores do memento ideal para a realização de empréstimos ou captações de recursos externos, tanto para a cobertura de eventuais situações déficits, como para implementar decisões que dependem de aportes adicionais, além de orientar as aplicações dos excedentes de caixa (superávites) no mercado financeiro, possibilitando maiores ganhos para a organização e melhor compatibilização dosprazos

1 FLUXOS DE CAIXA
O Fluxo de Caixa é de fundamental importância para as empresas, pois constitui peça indispensável de sinalização para os rumos financeiros de uma organização.
Evitar falta de recursos e conseqüente crise de liquidez nas empresas ou, através do seu conhecimento, de forma antecipada, minimizar seus efeitos, representa uma das principais funções do fluxo de caixa.Através de uma adequada gestão de caixa podemos reduzir substancialmente a necessidade de capital de giro, proporcionando maiores lucros em função, principalmente, da redução das despesas financeiras. Daí a importância da revisão e análise criteriosa do fluxo de caixa, pois só assim a empresa poderá aferir os resultados efeitos.
De nada adianta efetuar projeções de fluxo de caixa se o mesmo não forutilizado como ferramenta básica no processo decisório.
A projeção das necessidades futuras indicará escassez ou excesso de recursos em determinado período e a avaliação desses resultados, permitirá que a empresas tome as providências em tempo hábil e re- projete seu fluxo de caixa em função das novas situações.

1.1 FLUXO DE CAIXA HISTÓRICO X PROJETADO
Existem duas formas para tratamento...
tracking img