Manual da sociologia juridica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Todas as alternativas abaixo são corretas e servem para criticar o conceito de anomia, exceto:
R- O conceito de anomia não consegue explicar pq os membros das classes desfavorecidas cometem a maiorparte das infrações penais.

Considere as alternativas referentes ao conceito de anomia em Merton, e assinale a incorreta:
R O modo de adaptação que ele denomina “ritualismo” caracteriza-se peloabandono das metas e dos meios institucionalizados culturalmente aceitos.

ALTERNATIVAS INCORRETAS (várias questões)
R- Uma determinada norma objetiva pode dar uma satisfação opinião pública (normassimbólicas), caso em que ao próprio legislador parece haver eficácia real.

R- Uma norma é considerada socialmente eficaz somente quando as autoridades fiscalizadoras de seu cumprimento punem osdesviantes.

R- Quase todos os sociólogos que se dedicam a sociologia jurídica adotam a abordagem evolucionista (interna), cuja posição metodológica é fortemente influenciada por Marx Weber e Kelsen.R- Uma determinada norma objetiva pode dar uma satisfação a opinião pública (normas simbólicas), caso em que ao próprio legislador parece haver eficácia real.

R- Uma lei é considerada socialmenteeficaz somente quando as autoridades fiscalizadoras de seu cumprimento punem os desviantes.

ALTERNATIVAS CORRETAS (várias questões)
R- Embora seja possível medir a quota de eficácia de uma normajurídica, indicando a relação entre sua eficácia e ineficácia, na realidade, as normas jurídicas nunca são plenamente eficazes.
R- Uma norma pode ser avaliada do ponto de vista externo ao sistemajurídico, ou seja, os objetivos do legislador e os resultados obtidos através da aplicação da norma são avaliados segundo critérios de justiça.
R- Uma norma eficaz ou inadequada pode ter relevânciasocial, como por exemplo, as normas simbólicas que pretendem exercer uma função pedagógica.

A quota de eficácia de uma norma jurídica indica:
R- A relação entre eficácia e...
tracking img