Ciclo de compras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DE COMPRAS

CICLO DE COMPRAS












GESTÃO DE COMPRAS
É imprescindível a conceituação da atividade, que significa procurar e providenciar a entrega de materiais, na qualidade especificada e no prazo necessário, a um preço justo, para o funcionamento, a manutenção ou a ampliação da empresa. A aquisição de matérias primas, suprimentos ecomponentes, representa um fator decisivo na atividade de uma organização. De acordo com Ballou (2001), as atividades relacionadas a compras envolvem uma série de fatores como seleção de fornecedores, qualificação dos serviços, determinação de prazos de vendas, previsão de preços, serviços e mudanças na demanda, entre outros. Já que grande parte do dinheiro de vendas é pago a fornecedores por materiaiscomprados, reduções pequenas na aquisição dos materiais podem gerar melhorias consideráveis nos lucros. Dessa forma, pode-se dizer que a gestão de compras é de vital importância para o sucesso da empresa.
O SETOR DE COMPRAS
A área de compras, da mesma forma que todos os outros departamentos das empresas, sofreram modificações, assim como o negociador, especialista na área, também precisou mudarpara se adaptar ao novo contexto. Segundo Dias &Costa (2003, p.09) “uma das principais modificações havidas ultimamente nas organizações, foi a passagem da área de compras, antes estritamente operacional, para atividade de gestão, na linha de comando das decisões das empresas”. Nesse momento, deixou de ser visto como área isolada da empresa, e passou a fazer parte do planejamento estratégicodas organizações e da tomada de decisão organizacional.
A atuação de um comprador é sempre de grande relevância para os resultados da empresa como um todo. Segundo Dias & Costa (2003, p.10), “é importante observar que os ganhos obtidos por via do departamento de compras acabam somando-se quase diretamente à conta lucros”. Por outro lado, se o departamento de compras trabalhar mal, a contafornecedores sofrerá um aumento, trazendo péssimos resultados para a empresa. O total dos recursos gastos em compras com insumos de produção dentro de uma organização representa boa parte das receitas brutas. Conforme Martins & Alt. (2006, p.81), “esse total varia de 50 a 80% do total das receitas e, no setor industrial, pode chegar a 57%. Mesmo pequenos ganhos decorrentes de melhor produtividadena função de compras têm grandes resultados no lucro”.
CICLO DE COMPRAS
Inicia com o cadastro de fornecedores, passando então ao pedido de cotação de preços e chegando ao pedido ou ordem de compras que é encaminhado ao setor de compras pela área que necessita de determinado material. Várias são as vias do pedido de compras, sendo que este documento é utilizado por vários setores. Uma viadeste pedido é encaminhada ao fornecedor, para que ele providencie a mercadoria requisitada; outra via fica no setor de compras, para arquivamento por ordem de emissão; uma terceira via é encaminhada ao almoxarifado, pois é este setor quem irá receber os fornecimentos; uma quarta via é endereçada ao setor de contas a pagar, para inclusão do valor da compra no fluxo de caixa da empresa; por fim, umaúltima via é encaminhada ao controle qualitativo, para inspeção de qualidade do material recebido. (FRANCISCHINI &GURGEL, 2002). O recebimento e a armazenagem da mercadoria são as atividades de compras que ocorrem na chegada do material à empresa. Dentro deste processo, existe ainda o controle de estoques, que serve para detectar materiais em falta ou com baixo volume de estoque. Por fim, aúltima fase do processo de compras é composta pela requisição de compras (a qual reinicia todo o processo de compras).
Na sequência estão detalhadas as atividades integrantes do processo de compras:

Selecionar fornecedores: segundo Francischini & Gurgel (2002, p.21), “os fornecedores são tratados pelo serviço de compras em duas fases distintas: a primeira seria o contato inicial;...
tracking img