Contas redutoras etapa 3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 3
CONTAS REDUTORAS DO ATIVO

1º PASSO

As contas redutoras, são conhecidas também como retificadoras, são as contas cuja natureza é inversa ao grupo a qual pertence, ou seja, aquelas que reduzem os saldos. Dessa forma, as contas redutoras do ativo são aquelas que apresentam saldos credores, enquanto as redutoras do passivo são aquelas cujo saldo é devedor.
Seguem as contasretificadoras mais comuns:
No Ativo Circulante: Duplicatas Descontadas; Provisão para Devedores Duvidosos; Provisões para Ajustes de Custos ao Valor de Mercado.
No Ativo Permanente: Provisão para Perdas Prováveis na Realização de Investimentos; Depreciação Acumulada; Exaustão Acumulada; Amortização Acumulada.
No Passivo: Deságio a amortizar; Juros a Vencer.
No Patrimônio Líquido: Capital a realizar ou aintegralizar; Prejuízos Acumulados; Ações em Tesouraria; Dividendos Antecipados.



ETAPA 4 – FOLHA DE PAGAMENTO

1º PASSO

Insalubridade: Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade doagente e do tempo de exposição aos seus efeitos. O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura a percepção de adicional respectivamente de 40% (quarenta por cento), 20% (vinte por cento) e 10% (dez por cento) do salário-mínimo da região, segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo.Periculosidade: São consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem o contato permanente com inflamáveis ou explosivos em condições de risco acentuado. O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% (trinta por cento) sobre o salário sem osacréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.

2º PASSO

Horas Extras: São as horas que ultrapassam a jornada normal de trabalho do empregado. O art. 7º, inciso XVI da Constituição Federal dispõe que as horas extras serão pagas com adicional de 50% sobre o valor da hora normal. Todavia, existem percentuais superiores que são fixados por meio de contrato detrabalho ou acordo coletivo.

Adicional Noturno: São as horas trabalhadas no período compreendido entre 22h e 5h. O adicional noturno é remunerado por meio de um acréscimo de 20% sobre o valor do salário-hora diurno. O valor da hora do trabalho noturno sofre uma redução de 7 minutos e 30 segundos (CLT art. 33º), ou seja, para adicional noturno considera-se que uma hora tenha a duração de 52minutos e 30 segundos.

Vale-Transporte: Constitui um benefício que o empregador, pessoa física ou jurídica, antecipará ao trabalhador para utilização efetiva em despesas de deslocamento residência-trabalho e vice-versa, através do sistema de transporte coletivo público, urbano ou intermunicipal e/ou interestadual com características semelhantes aos urbanos, geridos diretamente ou mediante concessãoou permissão de linhas regulares e com tarifas fixadas pela autoridade competente, excluídos os serviços seletivos e os especiais. Esse beneficio é concedido aos trabalhadores pela lei 7.418 de 16.12.85.
No artigo 2º do decreto 95.247 de 17.11.87 que regulamentou o vale transporte, os bilhetes deverão ser entregues aos trabalhadores no 1º dia útil de cada mês.
No caso de faltaou insuficiência de estoque de vale transporte, o empregado será ressarcido pelo empregador na folha de pagamento imediata, da parcela correspondente quando tiver efetuado por conta própria a despesa para seu deslocamento. A lei permite ao empregador descontar ate no máximo 6 % do salário base do empregado. Caso a soma das passagens seja inferior ao custo dos 6 %, o empregador somente poderá...
tracking img