Processos educativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho Final de História das Ideias Psicológicas:



Apresentação:

Este trabalho tem por objetivo tratar da categoria de “Processos Educativos” como um dos campos de atuação da ciência psicológica de uma maneira resumida e sucinta. Serão abordados e explicados os seguintes conceitos:


- Definição.
- A Psicologia da educação e sua história.
- Principais teorias.
- Helena Antipoff eseu papel na educação inclusiva
- Possibilidades de atuação do psicólogo na área: locais de atuação, tipos de atuação (o que faz o profissional nos diferentes locais de atuação), referenciais teóricos adotados.





Definição:

A Psicologia Educacional pode ser considerada como uma subárea da psicologia, o que pressupõe esta última como área de conhecimento. Entende-se área deconhecimento como corpus sistemático e organizado de um saber produzido de acordo com procedimentos definidos, referentes a determinados fenômenos ou conjunto de fenômenos constituintes da realidade, fundamentado em concepções ontológicas, epistemológicas, metodológicas e éticas determinadas. Faz-se necessário, porém, considerar a diversidade de concepções, abordagens e sistemas teóricos que constituem asvárias produções de conhecimento, particularmente no âmbito das ciências humanas, das quais a psicologia faz parte. Assim, a Psicologia da Educação pode ser entendida como subárea de conhecimento, que tem como vocação a produção de saberes relativos ao fenômeno psicológico constituinte do processo educativo.

A Psicologia Escolar, diferentemente, define-se pelo âmbito profissional e refere-se a umcampo de ação determinado, isto é, a escola e as relações que aí se estabelecem; Deve-se, pois, sublinhar que Psicologia Educacional e Psicologia Escolar são intrinsecamente relacionadas, mas não são idênticas, nem podem reduzir-se uma à outra, guardando cada qual sua autonomia relativa. A primeira é uma área de conhecimento (ou subárea) e tem por finalidade produzir saberes sobre o fenômenopsicológico no processo educativo. A outra se constitui como campo de atuação profissional, realizando intervenções no espaço escolar ou a ele relacionado, tendo como foco o fenômeno psicológico, fundamentada em um saber produzido, não só, mas principalmente, pela subárea da psicologia, a psicologia da educação (Antunes, 2007).


Psicólogo Educacional

Introdução

Atua no âmbito da educação,nas instituições formais ou informais. Colabora para a compreensão e para a mudança do comportamento de educadores e educandos, no processo de ensino aprendizagem, nas relações interpessoais e nos processos intrapessoais, referindo-se sempre as dimensões política, econômica, social e cultural. Realiza pesquisa, diagnóstico e intervenção psicopedagógico individual ou em grupo. Participa também daelaboração de planos e políticas referentes ao Sistema Educacional, visando promover a qualidade, a valorização e a democratização do ensino.

Descrição de ocupação: (detalhamento de atribuições)

1- Colabora com a adequação, por parte dos educadores, de conhecimentos da

Psicologia que lhes sejam úteis na consecução crítica e reflexiva de seus papéis.

2- Desenvolvem trabalhos com educadorese alunos, visando a explicitação e a superação de entraves institucionais ao funcionamento produtivo das equipes e ao crescimento individual de seus integrantes.

3- Desenvolvem, com os participantes do trabalho escolar (pais, alunos, diretores, professores, técnicos, pessoal administrativo), atividades visando a prevenir, identificar e resolver problemas psicossociais que possam bloquear, naescola, o desenvolvimento de potencialidades, a auto-realização e o exercício da cidadania consciente.

4- Elaboram e executam procedimentos destinados ao conhecimento da relação professor-aluno, em situações escolares específicas, visando, através de uma ação coletiva e interdisciplinar a implementação de uma metodologia de ensino que favoreça a aprendizagem e o desenvolvimento.

5-...
tracking img