Processo educativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1201 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Este trabalho tem como objetivo trazer a História da Educação através dos tempos ao nosso conhecimento.
Também nos revela que a educação possui muitas características de épocas passadas.
Este tema foi elaborado e desenvolvido visando a necessidade urgente de transformações favoráveis na educação.

Conforme a apostila fundamentos sócio – cultural – político – econômico do processo educativo,de João Vicente Hadich Ferreira et al., a educação primitiva era por intermédio da imitação e por cerimônia de iniciação. A criança era ajustada ao seu ambiente físico e social através de experiências adquiridas de gerações passadas.
Durante a educação oriental com o surgimento da escrita da linguagem e literatura surgiu a preocupação de conservar e passar a cultura passou-se a pensar no coletivo.Na educação grega surgiram alguns filósofos como Sócrates que falava sobre suas idéias, Platão que registrava estas idéias e Aristóteles.
Neste período achavam importante preparar o indivíduo para o convívio e através da educação faziam com que este buscasse alcançar o auto-conhecimento.
A educação romana resumia tudo em direito e dever e a maior preocupação dos romanos era formar guerreirosporque obtinham conquistas pela força. Nesta época se fez necessária a formação moral para que houvesse respeitoa propriedade do próximo.
Este período encerrou-se com a cruscificação de Jesus Cristo.
Na educação medieval a igreja possuía o poder estatal, tudo era explicado pela fé.
O conhecimento era centralizado e havia condensação de matérias.
Foi neste tempo que criaram a companhia de Jesuse também foi nesta época que a Bíblia foi traduzida por Lutero.
Durante a educação renascentista surgiram os protestantes contra o abuso papal.
Com o avanço científico começaram a surgir questionamentos enfraquecendo a Igreja. O interesse ficou mais voltado para o homem.
O fim do absolutismo e a consolidação do capitalismo industrial foram devido à revolução industrial, Americana e Francesa. Naeducação burguesa houve a separação da Igreja e do Estado. Sendo que a primeira ficou responsável pelo aspécto religioso e o segundo passou a cuidar das regras, normas da educação. E a conseqüência foi o desenvolvimento da educação.
A educação colonial foi considerada jesuítica porque seus objetivos eram catequéticos em razão da Reforma Protestante. E além da pregação da fé católica também sededicavam ao trabalho de educar, perante a percepção de que o primeiro objetivo só seria alcançado mediante o segundo.
Usavam a religião para ensinar valores e obter fonte de renda através do trabalho ensinado por meio do convívio aos índios.
Durante a educação pombalina houve muitos conflitos de interesse sobre os índios da parte de cidades que foram criadas, jesuítas e os colonos, assim oministro do rei conhecido como Marquês de Pombal expulsou os jesuítas porque para ele a escola deveria servir ao interesse do Estado. E a educação passou a ser muito precária sendo que os professores eram pessoas comuns, sem preparo.
Na educação joanina, com a chegada da família real ao Brasil houve um fortalecimento da educaçãocom a chegada da imprensa, biblioteca pública, revista, museu...Porém ocurso superior era voltado para formação militar, o secundário permaneceu com aulas régias e assim como no período da educação imperial o primário era constituído de leitura, escrita e cálculo.
E ainda falando da educação imperial a organização das escolas normais (magistério) trouxe melhoras, as instituições secundárias tiveram como forte característica serem predominantes para sexo masculino.Durante a educação nova com a revolução de 1930 foi criado o Ministério da Educação e as Secretarias de Educação dos Estados. E em 1932 com a primeira manifestação formada por 26 educadores propondo e defendendo soluções para a educação, teve como conseqüência em 1934 na terceira constituição pontos importantes como a educação para todos, gratuidade do ensino primário ...
Na educação militar foram...
tracking img