Pi cbc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A CBC (Companhia Brasileira de Confecções) foi fundada em 1974 por Claudio Barros
um profissional com uma grande experiência administrativa pois trabalhou em uma das mais conceituadas lojas de moda da capital e Marcel,um imigrante francês recém chegado ao pais com uma grande experiência na moda parisiense e técnicas em moda, costura,modelagem e passadoria .

Com esta uniãosurgiu uma oficina de confecções que cresceu transformando sim na CBC, uma empresa que passou a fornecer para todos os lojistas da capital, roupas de altíssima qualidade que agradou todos os clientes (lojistas e seus clientes).

A CBC cresceu muito, pois área que atua teve um ótimo crescimento, por não dar conta de tanta produção Claudio o responsável pela área administrativa e burocrática, eMarcel responsável pela área operacional.

2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC

A CBC tinha um sistema organizacional divido entre Claudio o diretor Presidente, era ele que tomava todas as decisões administrativas e negociava com fornecedores, e Marcel o Diretor Superintendente era ele que desenvolvia o planejamento da área operacional adaptando máquinas, adquirindo máquinas novas e estudandopossibilidades de baixar custos e aumentar a capacidade de sua produção.

Marcel confiava muito no Claudio que por sinal demonstrou-se um líder autoconfiante, por este motivo ele não discordava das decisões tomada por Claudio, e mais Marcel tinha pavor a área administrativa e burocrática, sendo assim os dois formaram uma dupla dinâmica, pois eles desenvolviam muito bem suas tarefas, portanto aempresa cresceu com muita rapidez, formando uma das maiores empresa de confecção de roupas na indústria da moda.
As coleções eram elaboradas de acordo com cada estação, de quatro em quatro meses. Assim quando mudavam as estações do ano a CBC atualizava seus modelos e produzia para renovava seus estoques correspondente a estação, mesmo sem estabelecer objetivos e metas futuras a CBC conseguia avançar nomercado de confecções com seu mal planejamento estratégico.
A CBC sempre trabalhou visando o presente, sua metas o objetivos estabelecidos em várias áreas eram verificadas mais ou menos uma vez por ano, mesmo que essas metas e objetivos fossem planejadas por “acaso”.

3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC

Na CBC não existia nenhum canal de coleta de sugestões dos colaboradores, as decisões eramtomadas somente pelo presidente. Com está atitude eles perdiam a chance de encontrar profissionais capazes para se unir ao nível operacional até mesmo o gerencial.

Não foi relatada nenhuma negligência ou falta de atenção dos colaboradores na CBC, se por acaso houvesse os supervisores advertiriam o colaborador o qual cometeu o erro que repassar para os demais colaboradores que não devem cometer omesmo erro e que cada um é responsável pela sua parte (cada colaborador tinha uma tarefa a ser desenvolvida) sendo então cada um responsável por qualquer erro ou negligência.

E quando um colaborador age por conta própria tentando evoluir o processo e acaba gerando um problema, seu supervisor deve adverti-lo,pois qualquer decisão que ele venha tomar em relação a empresa sendo ela para melhorar odesenvolvimento e acelerar a produção ele deve imediatamente comunicar seu supervisor,sendo assim obedecendo a hierarquia da empresa.

As decisões geralmente eram tomadas no nível institucional, pois é aonde se concentra a cúpula com os diretores e presidentes,nem todas as decisões eram tomadas com a cúpula,algumas da decisões eram tomadas no nível operacional,como a se comportar em umadeterminada situação com a própria operação dos colaboradores.Não é necessário levar todas as faltas dos colaboradores á cúpula, sendo elas “faltas leves ”ou “faltas médias”,pois a própria operação poderia resolver e advertir os colaboradores.

4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC

Os líderes da CBC nunca delegam, pois a palavra final era sempre do Diretor Presidente e a empresa desenvolveu muito bem...
tracking img