Pi cbc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A CBC (Companhia Brasileira de Confecções) foi fundada em 1974 por Claudio Barros, gerente de uma das mais conceituadas lojas de moda da capital e Marcel, imigrante francês, que possuía grande experiência na indústria parisiense de confecções, profundo conhecedor das fases técnicas desta indústria, desde a modelagem, corte, costura, até a passadoria.
A empresa começou como umapequena oficina de confecções e se tornou uma das maiores indústrias de confecções do país, com quase 500 funcionários contratados. O conhecimento administrativo de Claudio e o conhecimento técnico de Marcel foram fundamentais para esse crescimento da empresa e os lucros consequentes. Claudio se revelou um líder autoconfiante e sagaz, responsável pela parte administrativa e de resolver os conflitos daempresa, enquanto Marcel, que sentia pavor à burocracia, se dedicava exclusivamente à indústria, adquirindo e adaptando máquinas, estudando processos e operações.
Seus produtos eram distribuídos por todo o território nacional, com excelente receptividade por parte dos lojistas e consumidores.
Sua missão era atender com excelência seus revendedores e consumidores.

SISTEMA ORGANIZACIONAL DACBC

A empresa não tinha implementado o Planejamento Estratégico, que consiste em um processo de gerencia contínuo e persistente onde os responsáveis pela empresa determinam os parâmetros que a companhia deve seguir no curto, médio e longo prazo, também não tinha o planejamento tático, o que existia era apenas o planejamento operacional, sendo a curto prazo, orientado apenas para cada tarefa daorganização.
O presidente Claudio centralizava todas as decisões e não se organizava muito para o futuro. Apenas observava que o futuro acenava com programas de expansão, ou seja, vendendo muito, demanda maior e ampliação de suas instalações para corresponder com qualidade à essa demanda. Não havia nenhum objetivo além desse. E como foi dito antes, o controle de metas e objetivos era simples,demanda alta significava expansão da fábrica.
Mas em 1980, Claudio adoeceu e teve que se afastar da companhia. Isso foi fundamental para a queda da empresa. Marcel assumiu a presidência, mas o mesmo não tinha nenhuma experiência na área administrativa. A empresa ruiu, ninguém falava a mesma língua, não havia mais equilíbrio de poder. Com a falta de comunicação começaram os conflitos internos,duplicidade de esforços e vários objetivos diferentes.
Obviamente que vários problemas vieram com essa confusão administrativa: alguns dos gerentes e melhores técnicos deixaram a companhia. Para piorar, em 1982 houve uma grande alteração da demanda no país e as vendas caíram vertiginosamente e consequentemente os lucros caíram também.
Com a inserção de novos concorrentes no mercado a CBC ficou com aimagem de uma empresa defasada, que não acompanhou a evolução do mercado de confecções, além de cobrar preços exageradamente altos. O estoque estava cheio e as contas estavam vazias.

O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC

A direção da CBC (também conhecida como “Família CBC) é composta pelo diretor presidente Claudio, pelo diretor superintendente Marcel, além de um diretor técnico, um diretor comercial,um diretor financeiro e um diretor financeiro, os últimos cinco foram escolhidos pela sua fidelidade à empresa, não levando em conta sua competência.
O que acontecia na realidade, era que Claudio decidia tudo sozinho. Ele, inclusive, não encorajava ninguém a analisar alternativas e tomar decisões, isso era função dele. Aos outros, só lhes restava cumprir fielmente as ordens de Claudio. Como eleconcentrava todas as decisões, definitivamente não havia na empresa qualquer oportunidade ou mecanismo para que os empregados pudessem sugerir algo para melhoria das condições na empresa. A reponsabilidade estava centrada na figura do diretor presidente Claudio.
Quando Claudio adoece em 1980 e se vê obrigado a se afastar da empresa, as coisas começaram a se complicar. Marcel foi eleito novo...
tracking img