Pi - caso cbc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ECIÊNCIAS CONTÁBEIS
EAD – ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL

PROJETO INTEGRADOR – PARTE I

Rio de Janeiro
Setembro/2010

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ..................................................................................................................3
2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC..................................................................4
3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC................................................................................5
4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC ...........................................................................6
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ..............................................................................................7
6. REFERÊNCIAS...................................................................................................................8



1. INTRODUÇÃO
Em 1974, Cláudio Barros, com larga experiência nas funções comerciais e administrativas e Marcel, imigrante francês recém chegado ao Brasil, com expertise trazida da indústria parisiense de confecções, conhecendo profundamente todas as fases técnicas desta indústria,desde a modelagem, corte, costura, até a passadoria, juntaram seus conhecimentos e abriram em fábrica de confecções de roupas.
As organizações de um modo geral não trabalham na base da improvisação. Quase tudo nelas é planejado antecipadamente. O planejamento figura como a primeira função administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais funções, é o que determina antecipadamentequais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los. Trata-se, pois, de um modelo teórico para a ação futura. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los da melhor maneira possível.
Entende-se por negócio um empreendimento que visa lucro, no qual os riscos, após uma análise prévia, foram considerados suportáveis e proporcionaisao esforço necessário, aos recursos investidos e ao retorno esperado. Cliente é aquele que tem acesso a várias opções de escolha de qualquer produto ou seja qualquer pessoa que seja impactda pelo produto, desde sua concepção até o consumo.
O negócio da CBC está baseado na confecção de peças de vestuário, atuando do segmento de moda. A CBC ditava a moda o seu produto era a fabricação de roupas dealto padrão de qualidade para adultos de um modo geral, com tendência internacional, a CBC não explorava a faixa juvenil. O vestuário de moda mobiliza uma cadeia que tem a participação de diversos atores com foco em um público consumidor ávido por inovações constantes, criações exclusivas ou estéticas que distinguirão o consumidor dentre as demais pessoas. Os clientes da CBC eram compostos, pelo omercado varejista e pelo mercado atacadista.
A missão é o ponto inicial para a formulação de estratégias da empresa é a correta formulação e o entendimento da missão, que em última análise, forma o conjunto de produtos e serviços a serem produzidos para atender às necessidades de seu mercado específico.
A missão basicamente da CBC era produzir produtos de alta qualidade, com modelagensexclusivas, a um custo baixo e com o uma maior volume de produção, contudo, a CBC não possuía uma visão a logo prazo. A razão principal da existência da empresa era sem dúvida seus fundadores Claudio Barros e Marcel, cada um com suas características peculiares que juntas formavam o cérebro propulsor da empresa.

2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC
Um sistema pode ser visto com um todo organizado; umacombinação de coisas formando um todo complexo ou unitário; um conjunto de partes coordenadas para realizar determinadas finalidades. A empresa constitui um sistema. Um sistema organizacional pode ser definido como um conjunto de elementos como, por exemplo, órgãos, departamentos, unidades, pessoas etc., dinamicamente inter-relacionados que desenvolvem uma atividade ou função para atingir um ou...
tracking img