Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1244 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
EAD – ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL

CONCIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE

JAQUELINE FERNANDES
201001233451

PROJETO INTEGRADOR – PARTE I

Florianópolis
29/03/2010
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.................................................................................................................... 3
2. VALORESMOTIVACIONAIS..........................................................................................5
2.1BENEVOLENCIA
2.2SEGURANÇA
2.3 UNIVERSALISMO
3. ANTROPOCENTRISMO X ECOCENTRISMO............................................................ 5
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................. 6
5. REFERÊNCIAS.................................................................................................................. 7

1. INTRODUÇÃO
O empreendedorismo social surge no contexto atual, com um significado potencial de inovação e construção de alternativas de emprego. Com a criação do terceiro setor o empreendedorismo social vem criando força na luta contra as desigualdades sociais, também auxilia na inclusãosócio-profissional e no desenvolvimento sustentável. Campina Grande como vários municípios enfrenta problemas com coleta seletiva de lixo, tendo um acumulo de 380t mês. A cooperativa formada pelos catadores para seleção de materiais recicláveis traz uma nova realidade para a vida destes catadores, pois a proposta é beneficiar condições salubres para que eles possam trabalhar.
No âmbito dageração de renda para essas pessoas houve ganho, pois a cooperativa encaminha o material coletado diretamente para as empresas de reciclagens, evitando que esses materiais passem pelas mãos de atravessadores, agregando mais valor ao material coletado. O ganho na limpeza urbana, geração de mais postos de trabalho no município diminuindo a marginalidade dessas pessoas. O trabalho dos catadores daunidade de coleta seletiva solidária é sinônimo de melhoria nas condições de trabalho, no resgate da cidadania e estima dessas pessoas, além da recuperação desses resíduos como matéria prima alimentado de forma substancial o segmento das empresas de recicláveis, divisas e incrementos da economia local.
A cooperativa Estabelece uma aliança com empresas, firmando compromisso com aresponsabilidade social, traçando um plano de desenvolvimento sustentável, pois tudo que pode voltar ao ambiente como energia renovável, não vai para o lixo, e sim para empresas de recicláveis. Um projeto que visa trazer a dignidade, fazendo com que esses catadores sejam parte fundamental para o futuro do nosso planeta. Mas essa adesão tem que acontecer por parte de governo, empresários, e sociedade. Ogoverno criando políticas ambientais, a população fazendo uma coleta prévia em suas residências e as empresas sendo parceiras, assim como várias do projeto em Campina Grande.

2. VALORES MOTIVACIONAIS

2.1 Benevolência: Cuidar do bem estar das pessoas que estão a nossa volta traz esse significado, na Cooperativa de Catadores em Campina Grande houve esse estado de inteligência,existiu uma preocupação muito grande com esses trabalhadores e suas famílias as quais trabalhavam em condições insalubres. Tendo em vista essa preocupação a cooperativa veio criando alternativas visando o bem-estar dos catadores de CG.
2.2 Segurança: Segurança está intrinsecamente ligada a benevolência, pois este bem estar também gera tal benefício. É uma troca onde todos saem ganhando,os catadores em ter um emprego com condições dignas, e a Sociedade que desmistifica os catadores que saem de figuras de marginalizados para a de um agente de limpeza urbana e também peças fundamentais para que essas reservas de energia renovável não sejam descartadas.
2.3 Universalismo: Ele promove a mudança por pessoas que acreditam em uma causa. Que lutam pelos seus ideais, se...
tracking img