Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA



1. Introdução




O presente trabalho tem por objetivo apresentar o que é a sustentabilidade econômica e mostrar seus benefícios para a sociedade.
Conforme Lima (2003, p. 02) “as duas últimas décadas testemunharam a emergência do discurso da sustentabilidade como a expressão dominante no debate que envolve as questões de meio ambiente e dedesenvolvimento social em sentido amplo”.
Usa-se a palavra sustentabilidade para qualquer coisa. Fala-se muito em desenvolvimento sustentável, crescimento sustentável, sustentabilidade econômica, negócios sustentáveis, sustentabilidade ecológica, marketing sustentável, e assim por diante.
São poucos que compreendem o que seja a sustentabilidade. Muitas pessoas associam asustentabilidade à questão da preservação ambiental. É uma compreensão correta, mas incompleta. Sustentabilidade é muito mais do que cuidar do planeta para que seus recursos sejam usados de forma responsável e não destruídos.
A problemática da sustentabilidade assume, neste final de século, um papel central na reflexão em torno das dimensões do desenvolvimento e das alternativas que se configuram.Existem princípios básicos da sustentabilidade. Estes princípios foram formulados por Sachs (1993), tendo como pressuposto a existência de cinco dimensões do ecodesenvolvimento, a saber:
• sustentabilidade social,
• sustentabilidade econômica,
• sustentabilidade ecológica,
• sustentabilidade espacial e
• sustentabilidade cultural, introduzindo um importantedimensionamento da sua complexidade.
Esses princípios articulam-se com as teorias de autodeterminação que estavam sendo defendidas pelos países não alinhados desde a década de 60.
Neste trabalho primeiramente será definido o termo sustentabilidade, em seguida será abordada a sustentabilidade econômica e por fim serão apresentadas as considerações finais.2. Definindo Sustentabilidade




Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana (ROMEIRO, 1999).
De acordo com Sachs (1993), sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos sereshumanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.
Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.
O termo desenvolvimentosustentável abriga um conjunto de paradigmas para o uso dos recursos que visam atender as necessidades humanas.
Este termo foi cunhado em 1987 no Relatório Brundtland da Organização das Nações Unidas que estabeleceu que desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que “satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades”.Ele deve considerar a sustentabilidade ambiental, econômica e sociopolítica. Dentro da questão ambiental (água, ar, solo, florestas e oceanos), ou seja, tudo que nos cerca precisa de cuidados especiais para que continue existindo. Portanto, a sustentabilidade econômica e sócio-política só têm existência se for mantida a sustentabilidade ambiental (TORESSI, PARDINI, FERREIRA, 2010).Sustentabilidade é um modelo de gestão de negócios que visa o retorno para os acionistas, ao mesmo tempo em que leva em consideração os impactos das operações no meio ambiente e na sociedade, protegendo recursos humanos e ambientais.
Desta forma, uma empresa sustentável deve olhar para três aspectos:
• Gerar lucro e retorno, sendo economicamente viáveis e eficientes.
•...
tracking img