Sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula-tema 06: Preparando-se para o Mercado Sustentável – modelo de sustentabilidade empresarial e competências dos profissionais da sustentabilidade.
Cadeia de valor – fluxo de atividades realizadas por uma empresa para satisfazer as necessidades de seus clientes; envolve desde a fase inicial de relação com fornecedores de matéria-prima, passando pelos ciclos de produção de bens e/ou serviços,até a fase final de venda e distribuição.
Cadeia produtiva – é o conjunto das etapas da produção de um produto, desde a criação até a entrega ao consumidor. Na atualidade, o conceito ganhou uma nova concepção: a cadeia produtiva sustentável é aquela na qual em cada etapa do processo produtivo existe a preocupação com o meio ambiente, por meio da introdução de inovações que visem reduzir o impactode cada ação sobre o meio ambiente.
Competências – conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que direcionam um profissional à ação e são essenciais para o sucesso profissional e organizacional. Conhecimentos equivalem à aplicação das informações adquiridas no decorrer da existência nas escolas, cursos, universidades, organizações, na vida. Habilidade é a capacidade de realizar uma tarefaou um conjunto de tarefas para atender aos padrões exigidos e estabelecidos. Atitude equivale aos comportamentos demonstrados diante das situações que enfrentamos no cotidiano.
Importante definição de competência é apresentada por Fleury e Fleury (2001) [1]: "saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos e habilidades, que agreguem valoreconômico à organização e valor social ao indivíduo". Os autores explicam o significado dos verbos utilizados nessa definição:
-saber agir: saber o que e por que faz; saber julgar, escolher e decidir;
-saber mobilizar recursos: criar sinergia e mobilizar recursos e competências;
-saber comunicar: compreender, trabalhar, transmitir informações e conhecimentos;
-saber aprender: trabalhar oconhecimento e a experiência, rever modelos mentais e saber desenvolver-se;
-comprometer-se: saber empreender, assumir riscos e comprometer-se;
-saber assumir responsabilidades: ser responsável, assumindo os riscos e consequências de suas ações e sendo, por isso, reconhecido;
-ter visão estratégica: conhecer e entender o negócio da organização, o seu ambiente, identificando oportunidades ealternativas.
Desempenho social – resultados dos impactos das atividades empresariais sobre os sistemas sociais em que está inserida a empresa, tais como: práticas trabalhistas, direitos humanos, sociedade e responsabilidade pela produção de bens e/ou serviços.
Desempenho ambiental – resultados dos impactos das atividades empresariais sobre o patrimônio natural e os gastos com o meio ambiente emdecorrência da produção de bens e/ou serviços.
Desempenho econômico – resultados dos impactos das atividades empresariais sobre as condições econômicas locais, nacionais e globais. Uma das finalidades de uma empresa é proporcionar retorno financeiro aos proprietários e acionistas; esse retorno é avaliado pelo desempenho econômico da empresa.
Ecoeficiência – conceito desenvolvido em 1992 pelo WorldBusiness Council for Sustainable Development (WBCSD), para medir a eficiência quanto aos impactos da atividade empresarial no meio ambiente, aliada à prosperidade econômica e à melhoria na qualidade de vida.
Empreendedor da sustentabilidade – profissional que elabora e faz acontecer dentro e fora da organização, assumindo riscos, mobilizando atividades rumo à sustentabilidade, construindo valores eprincípios voltados a uma cultura de sustentabilidade, não somente na empresa, mas na sociedade como um todo.
Especialista em sustentabilidade – profissional especializado em assuntos de sustentabilidade, que conhece estudos e resultados de pesquisas sustentáveis no mundo empresarial e acadêmico e que entende que preservação ambiental e ação social responsável são estratégias interligadas....
tracking img