Sistema cbc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ....................................................................................................................3
2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC ......................................................................4
3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC.................................................................................. 5
4. O SISTEMA DE CONTROLE DACBC ..............................................................................6
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................... 7
6. REFERÊNCIAS ................................................................................................................... 8

1. INTRODUÇÃO

A Companhia Brasileira deConfecções CBC, uma empresa do ramo têxtil, nasceu em 1974 através da união dos amigos Cláudio Barros, que era gerente de uma empresa de moda de grande influência e resolveu pedir sua demissão para abrir seu próprio negócio e, Marcel - conhecedor profundo das técnicas na área de modelagem, corte e costura, que acabara de chegar da França. Com essa união e poucos recursos, nasceu uma pequena oficina deconfecção, que rapidamente cresceu e se transformou em uma grande confecção de produção em série, tendo como seus clientes: lojistas e consumidores. A intenção da empresa era de deixar o mercado consumidor satisfeito e aumentar cada dia mais seus ativos.

2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC

A empresa era totalmente centralizada comercial e administrativamente no presidente Claúdio que tomavatodas as decisões de forma autoconfiante e sagaz, não demonstrando estratégia administrativa. Já no operacional, que era administrada por Marcel, só havia preocupação na renovação de maquinário para reduzir o custo e aumentar a produção. A palavra final era emitida pelo Diretor Presidente, o líder inconteste. Cláudio não encorajava os seus colegas de diretoria a cultivar a arte de analisaralternativas e tomar decisões. Cabia exclusivamente a ele a tomada de decisões; aos demais, cabia executá-las fielmente. Com uma situação econômico-financeira sólida os dirigentes da empresa pareciam ignorar planejamentos futuros já que nunca houve qualquer preocupação séria pela sucessão, quer no nível de presidência, quer nos demais níveis diretivos.

3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC

A palavrafinal era emitida pelo Diretor Presidente, o líder inconteste. Cláudio não encorajava os seus colegas de diretoria a cultivar a arte de analisar alternativas e tomar decisões. Cabia exclusivamente a ele a tomada de decisões; aos demais, cabia executá-las fielmente. Tratava-se de uma liderança autocrática onde o líder fixava as diretrizes sem qualquer participação do grupo, ele determinava atarefa que cada um deveria executar e qual deveria ser seu companheiro de trabalho. Na liderança autocrática o líder é focado apenas nas tarefas. Este tipo de liderança também é chamado de liderança directiva. O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados.

Por nunca ter adotado uma política de sucessão ou até mesmo de incentivo à tomada de decisões por parte dosseus diretores, a empresa começou a perder o seu status no mercado. Percebe-se que não há um plano estratégico a ser seguido por todos e, sua única preocupação era que fosse uma família feliz.

Na empresa parecia não existir espaço para a sugestão de seus colaboradores e, o líder é transparecia ser dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.

4. O SISTEMADE CONTROLE DA CBC

Na empresa, não existiam líder e sim chefes pois, devido à ausência de Cláudio foi o suficiente para tudo parar de funcionar, seus funcionários não sabiam concluir as tarefas sem fiscalização. Claudio e Marcel não tinham preparo e costume de delegar as tarefas.

O Clima Organizacional é um fator importante para as empresas, pois está intimamente...
tracking img