Pa historicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1942 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

PAULO ROBERTO TEIXEIRA

AS AULAS DE HISTÓRICA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL 1: ESPAÇOS PARA A CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS INTERCULTURAIS E COMPREENSÃO DO CONTEXTO ESCOLAR
(METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTE, METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA, METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA, PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL- A AULA)

Vacaria
2010
FACULDADEINTERNACIONAL DE CURITIBA

PAULO ROBERTO TEIXEIRA

AS AULAS DE HISTÓRICA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL 1: ESPAÇOS PARA A CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS INTERCULTURAIS E COMPREENSÃO DO CONTEXTO ESCOLAR
(METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTE, METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA, METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA, PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL- A AULA)

Produção deAprendizagem apresentada à UTA – Historicidade no Curso de Pedagogia à Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.

Centro Associado: Vacaria - RS

VACARIA
2010
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

2 AS AULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL 1: ESPAÇOS PARA A CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS INTERCULTURAIS E COMPREENSÃO DO CONTEXTO ESCOLAR 6
2.1 A DISCIPLINA DEHISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL 6

2.2 A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL 6

2.3 A DISCIPLINA DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL 7

2.4 DIVERSIDADE CULTURAL NA SALA DE AULA: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE 8

CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO

A produção de aprendizagem é feita para as disciplinas de Metodologia doEnsino de Artes, Metodologia do Ensino de Geografia e Metodologia do Ensino de História; todas elas são propostas pela Unidade Temática de Historicidade do Curso de Pedagogia da Facinter – RS.
A metodologia utilizada para produção de aprendizagem é exploratória e qualitativa, sendo utilizado como recursos principais os livros da unidade temática e referências bibliográficas diversas.Será feito um estudo que apresenta a disciplina de história como uma disciplina onde as informações que ela pode trazer, são instrumentos de conhecimento, de apreensão e percepção da realidade, mas, também, instrumentos de poder (aliás, herdamos dos positivistas uma concepção errônea de que a ciência estaria acima das ideologias).
Na verdade, nenhuma ciência é isenta de ação e julgamento.Ela poderá ser manipulada por uma determinada camada, fração social ou classe social por mais exata” que seja. Conforme o tratamento dado a ela, pode levar à estagnação e à pura e simples memorização acrítica de dados repetidos de forma autônoma, ou, por outro caminho, produzir sujeitos históricos, indivíduos interessados em transformar (e melhorar) a realidade em que vivem.
No estudoreferente a geografia percebe-se que ela vem passando por profundas transformações. Dentro deste contexto ela se apresenta como uma disciplina marcante e imprescindível para a formação de um cidadão crítico, e o professor tem um papel fundamental neste sentido para tanto sua formação deve ser sólida e contínua.
O ensino da geografia deve levar o aluno a compreensão do lugar onde ele vive. Ela éum saber de caráter estratégico que não se serve apenas para educar o cidadão, mas também para ajudá-lo a mudar e compreender o seu meio e o mundo globalizado.
A arte é importante na escola, principalmente porque é importante fora dela, pois desde os primórdios da civilização, ela esteve presente em todas as formações culturais estabelecendo novas realidades, novas formas de inserção nomundo e de visão deste mesmo mundo.
Quando nos expressamos dentro de várias modalidades artísticas, elaborando e reconhecendo de modo sensível nosso pertencimento ao mundo, alargamos e aprofundamos o conhecimento do ser humano, possibilitando maior compreensão da realidade e maior participação social.

2 AS AULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL 1: ESPAÇOS PARA A...
tracking img