Comportamento do consumidor e pesquisa de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O objetivo deste artigo é transpor algumas diferenças que existem do mercado japonês para o mercado brasileiro, principalmente na região de Curitiba, assim como suas similaridades e curiosidades, iremos entender que brasileiros gostam de ir ao supermercado muitas vezes somente pelo fato do passeio bem mais do que a necessidade de compra.
O que o consumidor tem em especial, como elebusca, e como são oferecido a os produtos.
Entender porque o consumidor muitas vezes procura pequenos mercados próximos a sua residência ao invés de grandes ou hipermercados.
O varejo no Brasil tem grande importância na economia, visto que nos últimos tempos grandes cadeias como a Wal-Mart o maior varejista do mundo se instalou e veio para mostrar que o Brasil é um potencial e crescimentodevido a seus consumidores de grande “potencial”. Nossa pesquisa foi realizada dentro de uma dessas cadeias ramificadas do grupo, na cidade de Curitiba no Paraná.
Buscamos artigos que são citados esses assuntos, e a orientação nos dada para executar o estudo e pesquisa de mercado (pessoal).

DESENVOLVIMENTO
Assim como a rede de supermercados Fressay, a rede de hiper mercados Wal Mart no Brasiltambém é grande, mas vamos nos ater a nossa região de Curitiba que há três Wal Mart-Supercenter, cinco Big, sete Mercadorama, um Supermercado Bom Preço, dois Maxxi Atacado e dois Sam´s Club.
A loja da qual fizemos a pesquisa esta localizada em uma avenida de grande circulação, em um bairro de classe média, e parecido com a rede japonesa essa loja também tem: salão de beleza, lotérica, farmácia,banca de revista, floricultura, restaurante (pratos rápidos) e os periféricos que estão ai propriamente dito dentro do supermercado, o estacionamento não é coberto e a loja fica aberta diariamente das 9 as 23 horas.
Quanto a altura das gôndolas podemos dizer que é bem similar ate porque no Brasil a media da altura feminina e masculina é de apenas 3 centímetros a mais que os japoneses então aquitambém não se expõe produtos muito altos.
Dentro da loja não há mais checkouts pois tudo a pesagem, etc é feita direto no caixa e também na sua maioria do sexo feminino, com uma diferença do mercado japonês aqui usa se uma banqueta que o colaborador pode efetuar sua jornada tanto em pé quanto sentado. A caixa normalmente não coloca as compras na sacola tarefa essa fica por conta do cliente e não hádiferenciação em embalagens como há no mercado japonês para produtos como o absorvente por exemplo que é embalado em sacolas de papel pardo.
No mercado japonês - os produtos são bem expostos. No setor de frutas, legumes e verduras, os produtos já são embalados e quando não possuem etiquetas com o preço, é cobrado pela unidade e não pelo peso. Os produtos (frutas, legumes e verduras) sãouniformes no que diz respeito ao tamanho, cor e peso. Já na loja que fizemos a pesquisa a maioria dos produtos de fruta, legumes e verduras são vendidos por peso e esse é pesado no caixa. Os peixes e as carnes possuem ótima aparência, pois os clientes exigem produtos frescos (os produtos têm boa coloração, e no caso das carnes não há sangue na embalagem). Pelo que podemosconstatar aqui em nosso mercado também é feito esse controle de qualidade e freqüentemente há uma vistoria para verificação da boa exposição e aparência dos produtos. No mercado japonês - as carnes não são vendidas em pedaços grandes, geralmente já estão cortados, fatiados ou moídos. Os produtos que não estiverem com boa aparência devem ser retirados das prateleiras. Ou seja, em nossomercado essas atitudes também são tomadas.
O mix de distribuição dos produtos é também parecido. Outro ponto de similaridade é a decoração em datas festivas como páscoa, dia dos namorados, dia das crianças e natal.
Podemos perceber que na região do pesquisada os consumidores procuram um bom atendimento, mas prezam ainda o preço e boas promoções, os atrativos encontrados em grandes redes de...
tracking img