Artigo dismorfia muscular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (801 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução.

Uma das facetas que tem caracterizado a sociedade de consumo contemporânea é a crescente importância atribuída à aparência corporal. Nas últimas décadas, o corpo tornou-se alvo deuma atenção redobrada com a proliferação de técnicas de cuidado e gerenciamento dos corpos, tais como dietas, musculação e cirurgias estéticas. (IRIART, 2009)
A Dismofia muscular é uma síndromepsiquiátrica que acomete indivíduos de ambos os sexos, porém na maioria os homens. É caracterizada por uma distorção da imagem corporal, onde o individuo forte e musculoso imagina seu corpo pequeno efranzino. Esse transtorno tende a ser marcado por um elevado grau de sofrimento físico e psíquico. O início da sintomatologia costuma ocorrer na adolescência em geral e tem corso razoavelmente continuo. Osindivíduos com essa síndrome procuram ativamente aumentar a sua massa muscular através de exercícios excessivos e do uso de substancias ergogênicas e dietas hiperproteicas, tais fatos podem acabarcoprometendo a visa social e a qualidade de vida (OLIVEIRA et al, 2004; SARDINHA et al, 2008)

Ao longo do tempo o conceito de corpo saudável ou bonito tem sofrido transformações. Até o início do séculoXX, a mulher era desejada quando tinha o corpo roliço, devido à deposição de gorduras em quadris, coxas, barriga e mamas. Na época pré-industrial, os períodos de carência alimentar eram freqüentes ea mulher de peso excessivo simbolizava uma mulher forte, com energia suficiente para enfrentar esses períodos conturbados e proteger sua família (INAD, 2004; Andrade, Bosi, 2003; Almeida et al.,2005). Ao longo do século XX e, sobretudo, a partir da década de 1960, esse ideário vem se modificando: inicia-se a busca pelo corpo magro, atlético e por formas definidas que passam a constituir mesmoobjeto de consumo, tendo em vista a oferta de produtos e serviços em um mercado que cresce a cada dia (Ferriani et al., 2005; Oliveira et al., 2003; Andrade, Bosi, 2003; Almeida et al., 2005).

O...
tracking img