Moacir gadotti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3242 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – UNOESC
CAMPUS APROXIMADO DE CAPINZAL
ÁREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS






DANIELE RAIZER
FABIANA MARQUES
JUCILEI TENUTTI
VIRIDIANE BETIOLLO






MOACIR GADOTTI






Professor: Márcio Giusti Trevisol







Capinzal
2012
1 INTRODUÇÃO

Moacir Gadotti atualmente é professortitular da Universidade de São Paulo e Diretor Geral do Instituto Paulo Freire. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, Paulo Freire, filosofia da educação, educação de jovens e adultos e sustentabilidade.
Segundo Gadotti “O conhecimento tem presença garantida em qualquer projeção que se faça dofuturo. Por isso há um consenso de que o desenvolvimento de um país está condicionado à qualidade da sua educação” (GADOTTI, 2001, p.112). Sendo assim é crucial que as ideias pedagógicas norteiem a educação pressupondo minimizar os problemas educacionais. Afirma o autor que: “O ato educativo é essencialmente político. [...] Ou fazemos uma pedagogia do oprimido ou fazemos uma pedagogia contra ele”(GADOTTI, 2001.p.).
Entende-se que o profissional da educação tem um papel eminentemente político a desempenhar, educando para a transformação da sociedade atual, tendo em vista uma educação igualitária e com qualidade para todos.
O estudo das ideias pedagógicas possibilita mais que um conhecimento teórico sobre a educação, tal estudo forma nos educadores uma postura que permeia toda aprática pedagógica, induzindo-nos a uma atitude de reflexão radical diante dos problemas educacionais de certa maneira que, nos leva a tratá-los de maneira séria e atenta.
































2 VIDA E OBRA DE MOACIR GADOTTI


Moacir Gadotti nasceu em Rodeio-SC em 1941, é licenciado em pedagogia e em filosofia, fez mestrado em filosofia da educação edoutorado em ciência da educação, foi professor em várias universidades e engajou-se em vários projetos teórico-práticos. Em seus diversos livros publicados, desenvolve uma proposta educacional cujos eixos são a formação crítica do educador e a construção da escola pública popular autônoma, em uma perspectiva dialética integradora da educação. Tem experiência na área de Educação com ênfase emFundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, Paulo Freire, filosofia da educação, educação de jovens e adultos e sustentabilidade.
Alguns de seus livros são: Comunicação docente (1975), A educação contra a educação (1981), Educação e poder (1980), Concepção dialética da educação (1983), Dialética do amor paterno (1985), Educação e compromisso (1985), Pedagogia:diálogo e conflito (1985), Pensamento pedagógico brasileiro (1987), Convite à leitura de Paulo Freire (1988), Marx: transformar o mundo (1989), Pra que PT: origem, projeto e consolidação do Partido dos Trabalhadores (1989), Uma só escola para todos: caminhos da autonomia escolar (1990), Escola cidadã: uma aula sobre a autonomia da escola (1992), Escola vivida, escola projetada (1992), Estado e educaçãopopular na América Latina (1992) História das ideias pedagógicas (1993), Organização do trabalho na escola (1993), Perspectivas atuais da educação (2000), Pedagogia da Terra (2000), Os mestres de Rousseau (2004) e Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido (2007), entre outros.

Contribuições para educação brasileira

Todas suas obras sejam livros, artigos ou estudos vemcontribuindo com a educação brasileira numa perspectiva de alcançar um nível de educação igual para todos, auxiliando na formação das massas para que possam chegar ao poder de liderar a sociedade, conscientizando os indivíduos da importância da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade, como fala o autor na Carta da Terra Internacional.

Principais conceitos e ideias

Gadotti em...
tracking img