moacir gadotti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Neste livro, Moacir Gadotti faz uma abordagem geral e especifica dos termos: “Autonomia”, “Autogestão” e “Administração” dentro do contexto escolar, passando por vários autores e diversos momentoshistóricos relevantes para o assunto.

Segundo ele expôs, este tema possui muitas particularidades, mas depois de compreendidas conseguimos esclarecer diversos sugestionamentos negativos que formamosa cerca da escola pública.

Muitos países discutem a autonomia na escola e, no Brasil o tema vem mencionado na própria Constituição de 1988, embora na prática presenciemos o contrário. Na Europa osmovimentos a favor desta nova forma de “viver” tiveram inicio há alguns séculos atrás, mas foi com a Revolução Francesa que o tema se tornou ponto de discussão para os esquerdistas que tinham porobjetivo modificar os modelos religiosos de educação.

A escola que não possui autonomia não possui capacidade de educar para a real liberdade, afinal educar significa capacitar o educando para que eleseja capaz de buscar respostas e novas formas de ler o mundo que o cerca.

A escola autônoma é aquela que se autogoverna. Mas como se autogovernar quando as decisões muitas vezes vêem prontas apenaspara serem executadas? É neste ponto que começamos a discutir a Autogestão, uma vez que esta na escola é uma tentativa de autonomia.

Vale lembrar que, para se desenvolver uma autogestão énecessário possuir uma escola com clareza de uma Pedagogia Ativa, que vise de fato transformar seu aluno num cidadão autônomo para uma vida.

A autogestão não significa participação e sim transformação, ouseja, não se representa mais algo e sim exerce diretamente o poder, que agora passa a possuir um caráter ético o modificador da natureza. No campo pedagógico a autogestão é um tema inseparável de umacerta compreensão da sociedade.

Entretanto, o que significa autogestão?

Autogestão é um sistema no qual os próprios colaboradores gerenciam suas instituição, no caso a escola e, positivamente...
tracking img